Hábitos de alimentação saudáveis sempre vem atrelados ao consumo de legumes e vegetais, certo?
Mas e as algas? Elas também são uma excelente fonte de nutrição.
A Spirulina, por exemplo, tem ganhado muitos adeptos e é uma ótima aliada da saúde e boa forma.
Quer conhecer mais sobre os benefícios que este super alimento pode oferecer?
Então vamos lá!
O que é a Spirulina
Popularmente conhecida como microalga, ela é na verdade uma cianobactéria, uma bactéria que faz fotossíntese. É encontrada em rios e lagos de pH elevado, considerada extremamente benéfica ao consumo humano.
Para muitas pessoas ela ainda é novidade, mas a verdade é que já vem sido utilizada desde a época dos Astecas, mas ganhou fama recentemente quando a NASA a categorizou como um dos melhores alimentos para serem consumidos por seus astronautas.
A Spirulina pode ser o alimento mais rico e nutritivo já conhecido.
Benefícios da Spirulina para a saúde
Oferece grande quantidade de fitonutrientes, possui 28x mais ferro do que o fígado bovino e 8x mais cálcio do que o leite de vaca.
E tem mais! Ela é uma proteína de alta qualidade que possui todos os aminoácidos essenciais, ácidos graxos, magnésio, potássio, fósforo, iodo e vitaminas do complexo B.
Desintoxicação de poluentes
A Spirulina contribui com a desintoxicação e auxilia o fígado a eliminar e metabolizar substâncias indesejáveis. Ela atua no organismo fazendo uma limpeza de substâncias tóxicas, e ajuda a limpar o corpo. Este super alimento foi utilizado na Rússia (na cidade de Chernobyl) em pessoas com reações alérgicas da doença da radiação e levou a uma diminuição dos radionuclídeos em 50% e acalmando a sensibilidade alérgica até em crianças.
Atua na prevenção do câncer
Por ser fonte de antioxidantes, a sipirulina trabalha na prevenção de inflamações crônicas, que podem levar ao corpo desenvolver tumores. Através da ficocianina, que é seu principal princípio ativo, inibe a produção de moléculas envolvidas no processo inflamatório do organismo.
Estudos demonstraram que ela é eficaz na redução de tumores e atua na prevenção de cânceres. Nos casos em que a Spirulina foi estudada nos casos de câncer oral, por exemplo, os indivíduos tiveram redução completa das lesões em 45% dos casos (maior eficácia que o próprio medicamento padrão de tratamento). Os estudos foram feitos com a dosagem de apenas 1 grama de Spirulina por dia.
Poder Antioxidante e Anti-inflamatório
Além de diversos compostos como carotenoides, possui um atributo exclusivo das cianobactérias: a ficocianina, um pigmento que origina a coloração verde azulada e com poderosíssimos efeito anti-inflamatórios e antioxidantes.
A spirulina também aumenta a imunidade, e possui propriedades antimicrobianas, atuando especialmente contra a cândida.
Melhora quadros de anemia
Por possuir altíssimo índice de ferro e alto nível de biodisponibilidade, a spirulina pode ajudar muito quem sofre de anemia ferropriva. Um estudo realizado com idosos com histórico de anemia mostrou um aumento significativo de hemoglobinas e melhora surpreendente no sistema imunológico.
Alivia quadros de rinite
A rinite alérgica, quadro caracterizado pela inflamação da mucosa nasal, afeta quase 20% de toda a população Brasileira. Em um estudo feito com pessoas com rinite alérgica, constataram que a ingestão de pelo menos 2 gramas de spirulina diariamente ajudaram a reduzir significativamente os sintomas mais incômodos: espirros, pruridos e congestão nasal.
A Spirulina e a perda de peso
Além de um super alimento, a Spirulina é também um excelente auxiliar na perda e controle do peso. Devido ao altíssimo valor nutricional, e baixíssimo teor calórico causam sensação de saciedade e consequentemente diminuem o apetite e controlam a gula na hora das refeições. O seu alto potencial protéico também ajuda muito a manter a sensação de saciedade, já que a digestão da proteína é lenta e reduz o apetite.
Se não bastasse todos esses incríveis benefícios, a spirulina ainda ajuda no ganho de massa magra e trabalha na construção e reparação dos músculos.
O olha que incrível: Mais estudos foram feitos para testar a resistência das pessoas que ingeriram este alimento, e comprovaram que o intervalo de tempo que as pessoas levam para se sentir fatigadas é maior, ou seja, o consumo de Spirulina ajuda a melhorar o desempenho dos treinos.
Dosagem
É importante frisar que ainda existem diversos estudos a serem feitos sobre a Spirulina, e o seu consumo para mulheres grávidas e lactantes.
Você encontra a Spirulina na forma de cápsulas e pó, e o padrão de dosagem diária é de 2 a 3 gramas por dia (4 a 6 comprimidos de 500mg) para adultos. Para crianças ainda não há um padrão estabelecido.
É preciso tomar cuidado com a ingestão em pessoas com doenças autoimunes, já que a Spirulina estimula o sistema imunológico.
Alérgicos a frutos do mar também devem evitar consumi-la.
Gostaram? Acompanhe também meu canal do YouTube. Lá você tem as minhas melhores dicas de treino.
E você pode fazer parte da minha comunidade de alunos no Programa Barriga de Sonho 😉
Até a próxima!
Leave A Response