Crises de gula: Saiba como acabar com elas!

Se você está sofrendo com a crises de gula, saiba como acabar com elas de vez! A maioria das crises de gula são motivadas pelo hábito de ingerir açúcar.

Há também quem tem crise de gula motivada por alimentos salgados, nesse caso pode utilizar as mesmas estratégias emocionais aqui descritas.

Vamos entender já porque isso acontece e aprender a controlar essa vontade de comer doces!

Porque sentimos vontade de comer doces

O açúcar é uma substância viciante e perigosa. Quanto mais açúcar se ingere, mais sente vontade de ingerir, e ficar sem ele pode parecer o fim do mundo. Eis aí o ciclo vicioso.

Preste atenção nos momentos do dia em que costuma ingerir açúcar, naquele momento, todos os dias, a sua mente e o seu corpo pedirão mais açúcar. A boa notícia é que, quebrando o ciclo, a vontade vai diminuindo.

O perigo do vício em açúcar

Todo mundo sabe que o açúcar é um dos maiores inimigos da saúde, ele provoca uma série de problemas pro organismo.

O açúcar pode causar doenças bem sérias, e muitos especialistas inclusive defendem a ideia de que o açúcar alimenta o câncer.

Portanto, quanto menos açúcar, mais saúde. Além de que, quem está investindo pesado no treino, quer resultados, e fica bem difícil obter bons resultados se você está sabotando a sua dieta.

A vontade de comer doces pode indicar problemas de saúde

Se você sente vontade de comer doces todos os dias, saiba que isso não é normal, é sinal de que algo vai mal com a sua saúde e o seu corpo, mais precisamente com os seus hábitos alimentares. Considere uma mudança de hábitos e aprenda a controlar essa vontade.

Muita vontade de comer doces pode indicar problemas intestinais. Essa vontade também pode indicar que existe um excesso de bactérias ruins no organismo. Este tipo de bactéria se alimenta de refinados, e eles são os responsáveis pelo vício pois, quanto mais açúcar tem, mais querem, viciando o seu corpo.

Vontade de comer doces sem parar também pode ser sinal de falta de serotonina, a substância do prazer. Problemas na síntese ou mesmo no transporte da serotonina causam mau humor, e podem levar ao consumo desenfreado dos doces.

Em ambos os casos, a prática de exercício ajuda, e existem alimentos que podem ajudar a estimular a produção da serotonina, mas de uma forma geral, uma mudança na alimentação é a melhor solução.

Estratégias para controlar a vontade

A melhor forma de controlar a vontade exercitando a paciência e o auto-controle. Deu vontade? Segura firme. Pensa em todo o esforço do treino, em todas as privações da semana, e siga em frente.

Escolha você em vez do açúcar, a felicidade de obter o corpo dos seus sonhos é infinitamente mais duradoura do que o prazer momentâneo do açúcar. Deu vontade? Vai fazer outra coisa, toma um copo de água, muda o foco, ache algo para se distrair.

Como substituir

Uma boa técnica é substituir os doces por frutas, existem frutas que são bem doces e que podem ajudar na hora de saciar a vontade, como maçã, ou mesmo maçã cozida, uvas, banana, manga. A canela também é uma ótima dica, ajuda a adocicar os alimentos e é super saudável.

Sucos de frutas misturadas são sempre divertidos de fazer, já exercitam sua mente e sua criatividade, além de saciar a vontade de doce.

As frutas oleaginosas também funcionam bem nessa hora, nozes, castanhas, amêndoas, frutas secas, sem exagerar. Mingau de aveia com canela, aquele do tempo da vó, também pode ser uma boa saída, é saudável, gostoso, quentinho, e pode trazer aquela sensação de conforto do doce.

Espero ter ajudado!

Um grande abraço,

Crises de gula: Saiba como acabar com elas!
4.3 (86.67%) 6 votos

1 Comment

  • alicesalles

    Reply Reply

    Olá Raquel! Vc falou que existem alimentos que aumentam a serotonina… poderia falar aqui ou fazer um post sobre quais são esses alimentos que aumentam a serotonina? Obrigada

Leave A Response

* Denotes Required Field