6 motivos para praticar exercícios durante a gravidez

Hoje meu papo é com as futuras mamães! Que tal planejar uma gravidez saudável? Para sua gravidez ser completamente saudável, exercitar-se é fundamental. Vou mostrar aqui 6 motivos para praticar exercícios durante a gravidez!

Uma gravidez saudável

Trazer uma nova vida para esse mundo é uma das coisas mais maravilhosas que pode existir. Que tal completar essa felicidade com uma decisão de fazer esforço para manter uma gravidez saudável? Nesse sentido, praticar exercícios físicos é parte indispensável para o seu plano.

Com certeza antes de qualquer coisa é importante consultar seu médico. Peça a opinião dele. Ele provavelmente responderá que sim, que pode sim, com exceção de condições especiais. E ele vai responder que sim simplesmente pois se exercitar durante a gravidez é extremamente saudável!

Não precisa ter medo

A Associação Americana de Gravidez recomenda que toda grávida pratique cerca de 10 a 30 minutos de exercícios quase todos os dias da semana. É importante realizar exercícios cardiorespiratório de moderada ou alta intensidade e exercícios de fortalecimento muscular. Os exercícios cardiorespiratórios podem ser desde caminhada, ciclismo, natação, corrida ou dança. Os exercícios de fortalecimento muscular podem ser pilates, exercícios com peso corporal, musculação, treinamento funcional crossfit. Você pode ainda testar métodos que realizam ambos ao mesmo tempo, e ver como você se sente.

Não precisa ter medo, seu bebê vai estar seguro aninhado no útero, protegido pelo fluido e pelos seus músculos e órgãos. Mas é importante salientar que essa não é a época de perder peso, ok, o foco é se exercitar tendo a saúde como foco, combinado?

É normal e faz parte do processo ganhar peso durante a gravidez, é natural, e não é hora de querer emagrecer. Agora que tudo isto já foi esclarecido, vamos aos motivos!

#1 Praticar exercícios reduz alguns riscos

Estudos mostram que existem ligações entre a prática de exercícios físicos e a redução de complicações e riscos durante a gravidez. Os exercícios podem ajudar a reduzir os riscos de pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e hipertensão.

#2 Exercícios reduzem o desconforto causado pela gravidez

A prática de exercícios reduz desconfortos relacionados à aparência, auto-estima e outros sentimentos durante a gravidez. Pesquisas mostram que mulheres que praticavam atividade física durante o período, acabam encontrando maior facilidade para continuar praticando mesmo após dar à luz. Estas mulheres têm maior facilidade de atingir sensações de bem-estar, prazer e felicidade através da sensação do bem-estar físico.

#3 Ajuda a eliminar inchaço, constipação e dores nas costas

Os exercícios contribuem para a manutenção da postura e fortalecem as costas, evitando as dores. A prática constante ativa a circulação e acelera o metabolismo, o que contribui para reduzir o acúmulo de gases, eliminando inchaço e melhorando o processo digestivo como um todo.

#4 Aumentar o fluxo da energia

Exercitar-se é um excelente modo de manter a energia sempre elevada. Os exercícios estimulam que a energia gerada pelo movimento flua pelo corpo todo, equilibrando os hormônios, atuando no bom humor e também na qualidade do sono.

#5 Exercitar-se melhora o trabalho de parto

Antigamente acreditava-se que quanto menos esforço fizesse durante a gravidez, melhor. Atualmente sabemos que o contrário é verdadeiro, pois o movimento e a força só vem a somar na hora do trabalho de parto.

Os exercícios melhoram a resistência da futura mamãe, além de fortalecer a região pélvica, preparando com qualidade para o trabalho de parto.

#6 Ajuda a voltar à antiga forma mais rápido

Pesquisas mostram que as mamães que se exercitam durante a gravidez têm maior facilidade para recuperar a antiga forma, e o processo acontece de forma mais rápida. Uma das melhores estratégias é utilizar e continuar com o mesmo programa de exercícios que praticava durante a gravidez, logo que o bebê nascer. Lógico que estará ocupada, cansada, dormindo pouco, use o bom senso. E evite comparar sua recuperação com a recuperação de outras mamães, cada uma tem seu tempo.

Cuidados

A gravidez libera alguns hormônios que deixa ligamentos e articulações mais relaxados do que o normal. Pensando nisso, evite movimentos instáveis e superfícies irregulares. Evite atividades que possam resultar em quedas ou desequilíbrios.

Não tente uma intensidade mais avançada do que a que estava acostumada antes da gravidez. Movimentos que exigem torção da região do quadril devem ser feitos com cuidado. E evite sempre atividades de risco

Tome sempre bastante água e não se puxe mais do que o normal, lembre-se que está numa condição linda e, portanto, sempre especial!

 

Desejo uma linda caminhada a todas as mamães que me acompanham!

Com carinho,

 

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