Sabe aquela dorzinha chata, que incomoda, mesmo dias após o treino?
Acho que todo mundo já se sentiu assim, e essa dor incomoda, eu sei, mas é normal.
No entanto, você pode suavizar esse incômodo com algumas dicas práticas!
Entenda o que acontece no seu corpo e o que você pode fazer quando a dor insistir.
O que acontece com o músculo
A explicação é a seguinte: quando os músculos estão contraturados, eles realmente não funcionam direito, e as dores vão aparecer com ou sem treino. Dores como torcicolo ou mesmo lesões, podem surgir com ou sem exercício físico, quando o músculo já está debilitado.
Porque suavizar as dores
Importante deixar bem claro aqui que, caso esteja treinando, treinar com o músculo contraturado, com dor, não é efetivo, o desempenho é um pouco abaixo do esperado.
A contratura acontece pelos maus hábitos posturais, através da execução de movimentos incorretos, e até por stress emocional e físico. Todos esses fatores acabam alterando um tecido chamado fáscia muscular.
Sabe quando a gente vai no açougue comprar carne e escolhendo nota que no meio tem um parte branquinha? A fáscia é aquela parte. Esta alteração na fáscia pode prejudicar toda a função do músculo.
A fáscia alterada gera uma pressão excessiva sobre os músculos e nervos, e a própria defesa do corpo acaba gerando nódulos, que chamamos de pontos gatilho.
Nesses pontos as toxinas são acumuladas, prejudicando o bom funcionamento do sistema músculo esquelético. Essas toxinas alteram o funcionamento da coordenação, da flexibilidade, e da força muscular, que leva a uma bola de neve de outro problemas como dores, compensações, mais problemas posturais.
Liberação miofascial: um procedimento para liberar as tensões
A dica aqui é fazer um procedimento de liberação, antes e depois do treino. Esse procedimento se chama liberação miofascial, e vai desfazer os nódulos, aliviar a tensão muscular, possibilitando ganhar mais mobilidade nas articulações, favorecendo a execução dos movimentos.
Se estamos favorecendo a execução dos movimentos, estamos contribuindo para a melhora da execução do treino como um todo, o que consequentemente vai levar aos resultados desejados mais rápido e com mais facilidade.
Como fazer
É um procedimento bem simples, eu uso alguns acessórios: pode ser uma bolinha de baseball, um rolo de macarrão, ou um rolinho de espuma também funciona muito bem pra isso!
O que se faz é passar esses instrumentos pelo corpo todo, esfregar em todo o corpo com um pouquinho de força, e assim estaremos liberando e suavizando as dores pós treino. Sobre as dores, é normal sentir dor ao fazer a liberação miofascial, mas ela é uma dor considerada boa.
Resultados da liberação
Este procedimento vai aliviar e desfazer os pontos de tensão da contratura, estimulando a oxigenação e a irrigação sanguínea, e retirando as toxinas que tanto prejudicam a fáscia muscular e toda a função músculo esquelética.
Vai doer um pouco sim, mas depois vai suavizar, essa dor vai trazer grandes compensações, assim como a maioria das dores dessa vida!
Quer começar a treinar em casa de forma rápida e eficiente? Acessa aqui o meu programa para conhecer melhor e se junte a minha comunidade com mais de 10000 alunas!
Espero ter ajudado!
Um grande beijo,
Leave A Response