Calorias não são todas iguais!

Será que todas as calorias são iguais?

A primeira Lei da Termodinâmica, a chamada Lei da Conservação de Energia, é considerada a grande razão pela qual uma pessoa engorda.

Essa lei diz que a energia não é criada nem destruída, apenas transformada.

Em nutrição, o que chamamos de caloria é na verdade uma quilocaloria, 1.000 calorias ou 1 kcal, mas chamaremos de caloria para manter o uso popular.

Mas o que são calorias?

A quantidade de calorias presente em um alimento corresponde à quantidade de energia contida naquele alimento. Uma caloria é uma unidade de medida de energia.

Sim, uma caloria é uma caloria, mas será que o corpo responde a todas as calorias da mesma forma?

A resposta é não!

A resposta é que aqui, o que importa é a origem da caloria. A caloria pode ser de açúcares, proteína ou gordura, e o importante é saber que o corpo metaboliza cada um desses três macronutrientes de forma diferente.

Na verdade o que importa é a quantidade de glicose que cada um destes nutrientes vai liberar no sangue. Na verdade o que vai liberar o excesso de glicose  na corrente sanguínea e fazer com que a gordura se acumule são os açúcares, que vem dos carboidratos, e não das gorduras.

Aqui então começa a explicação de causa e efeito: cada tipo de macronutriente gera uma resposta diferente no corpo, e é utilizado para fins específicos em nosso organismo. 100kcal de carne (proteína), de gordura ou de carboidrato produzem respostas diferentes.

Qual a solução?

Ingerir menos calorias e fazer mais exercícios para gastar mais calorias é a solução?

Isso pode até funcionar, mas depois o organismo está fadado ao fracasso. Passar fome vai levar ao emagrecimento, mas apenas por algum tempo, a tendência do corpo é sempre voltar ao normal e no meio disso a sua saúde ainda fica muito debilitada.

O que eu posso indicar aqui é que, a dieta boa pra você será uma dieta que será considerada boa pro resto da vida, e não apenas para um período.

As dietas da moda sempre server para apenas um período, pois ninguém consegue manter por muito tempo, e daí o peso volta, e gera uma frustração tremenda. Escolha um estilo de vida que você seja capaz de manter pra sempre!

Escolhendo boas calorias

Afinal 100 kcal de açúcar, farinha, carne, manteiga ou alface são a mesma coisa? Não, não são, pois as 100kcal de açúcar e de farinha provocarão mais aumento de peso, pois o açúcar e os carboidratos é que vão fazer a gordura se acumular.

A vida contando calorias não é exatamente confortável, e e nem possível, esta teoria está ultrapassada.

Às vezes, ingerimos 100kcal que podem ser extremamente benéficas para o corpo, outras vezes, podemos ingerir uma refeição contendo as mesmas 100kcal, mas todas elas vão acabar virando gordura.

O segredo está na fonte da caloria, se vem de carboidrato, proteína, ou mesmo gordura, pois cada um desses macronutrientes possui uma carga glicêmica diferente.

No fim das contas, quando se faz exercício e se alimenta bem, não importa muito o quanto se come, quando se come bem, comendo as coisas certas e com disciplina, evitando os exageros, é possível ter ótimos resultados e viver bem.

Ainda não sabe por onde começar?

Sugiro que você assista aos meus vídeos no Youtube, posto toda a semana novidades pra você, acessa aqui!

 

Um beijo,

Raquel Quartiero

 

Calorias não são todas iguais!
4.5 (90%) 10 votos

Leave A Response

* Denotes Required Field