Oleaginosas para uma vida mais saudável

Você sabia que as frutas oleaginosas podem nos ajudar a viver mais? Verdade, fica esperta que vou falar mais sobre isso aqui no meu blog. Pode apostar nas oleaginosas para uma vida mais saudável!

O que são as frutas oleaginosas

Oleaginoso é um termo que referencia os vegetais dos quais é possível extrair óleo. São consideradas frutas oleaginosas aquelas que apresentam casca rígida e sementes quase sempre comestíveis.

Quais são as frutas oleaginosas mais utilizadas

Castanha do Pará

Castanha de caju

Noz

Amêndoa

Avelã

Pistache

Noz-pecã

Macadâmia

Porque elas fazem bem?

Todo mundo adora gritar que as oleaginosas são extremamente calóricas. Elas são mesmo. Mas o que importa mesmo não é a quantidade de caloria que um alimento tem, mas sim fonte desta caloria. As sementes oleaginosas fazem parte das calorias consideradas boas.

Essas frutas e suas sementes são cheias de nutrientes, vitaminas e minerais que dão um up na sua saúde.

Oferecem gorduras de boa qualidade muito necessárias e benéficas para o funcionamento do corpo. Existe uma lista bem grande de doenças e danos corporais que a ingestão dessas frutas pode combater.

Se você ainda tem dúvidas de que nem todas as calorias são iguais corre lá no meu artigo e saiba mais!

As oleaginosas e o emagrecimento

As oleaginosas tem o poder de emagrecer mesmo sendo ricas em gorduras. Esta relação pode até parecer estranha, mas é verdade!

Além de serem extremamente benéficas à saúde, elas fazem as células do corpo todo funcionarem melhor e assim não acumulam gordura. Consequentemente, sem o acúmulo de gordura o organismo fica em melhor condição e a pessoa consegue emagrecer com mais facilidade. É claro que não basta apenas ingerir estas sementes e continuar comendo todos os outros alimentos que fazem mal à saúde, certo? É preciso aliar bons hábitos alimentares, escolher os alimentos certos e combinar com um plano de treino eficaz e adequado para você.

Elas também apresentam também grande quantidade de fibras e proteínas, essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.

Provado cientificamente

Que elas são saudáveis, já era um fato comprovado. Mas uma pesquisa recente mostrou que elas também ajudam a viver mais. Foi descoberto que quem tem o hábito de comer um punhado de oleaginosas por dia tem 20% menos probabilidade de morrer, considerando um período de 30 anos.

Estudo americano concluiu que as pessoas que ingerem ao menos 20 gramas de oleaginosas por dia apresentam menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares e também câncer.

A School of Public Health de Londres descobriu que o consumo de oleaginosas pode reduzir em 30% os riscos de doença coronariana,  22% de morte prematura e 15% de câncer.

Mais notícias boas virão

Os mesmos pesquisadores alertaram que até agora, as pesquisas foram voltadas para as doenças citadas, mas que existem fortes indícios de que as oleaginosas possam proteger e trazer benefícios para outros quadros.

Estudiosos afirmam que existe uma relação grande entre o consumo de oleaginosas e a saúde, e brevemente mais descobertas serão feitas nesse sentido.

Como ingerir

Agora que sabemos que faz tão bem, a tendência é buscar elevar o consumo. Muita calma nessa hora! A quantidade ideal diária continua sendo 20 gramas, ou seja, um punhadinho apenas.

As pesquisas mostram que ingerir quantidade superior não altera os resultados de saúde.

Minha dica é ingerir estas deliciosas sementes no lanche da tarde, por exemplo. São fáceis de carregar na bolsa e você pode ter um pouco sempre junto para quando bate aquela fome desesperada. 😉

 

Bora incluir as oleaginosas na sua dieta? Vamos manter os 20g que já tá ótimo!

Espero ter ajudado!

Abração

Oleaginosas para uma vida mais saudável
5 (100%) 4 votos