Xilitol – Faz Mal? Como Usar e Efeitos Colaterais →【Review AQUI】

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Não é novidade para você que o açúcar é considerado um dos principais vilões para nossa saúde, seja para quem deseja emagrecer ou simplesmente ter uma vida mais saudável e obter todo o potencial do metabolismo deve se ter muita cautela na hora de utilizá-lo no dia a dia. 

Além da diabetes e da obesidade, o excesso de açúcar na alimentação pode causar inúmeros tipos de doenças. Assim como o sal, o açúcar deve ser evitado o máximo possível para não prejudicar nosso processo de emagrecimento, nosso coração e nosso corpo como um todo.

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Na busca por alternativas na hora de adoçar algumas comidas o xilitol tornou-se um dos queridinhos na hora de substituir o açúcar. Com cerca de 40% menos calorias, o xilitol (ou xylitol), não eleva os níveis de insulina, o que bloqueia a queima de gordura quando estão altos.

O xilitol é um derivado da xilose, uma espécie de álcool do açúcar, e pode ser encontrado em diversos tipos de frutas e legumes. Geralmente, é extraído do milho. É 5% menos doce que o açúcar, mas também tem a versão extraída da cana de açúcar que é mais doce mas também contém mais calorias. O maior benefício do xilitol, sem dúvida, é não aumentar drasticamente a taxa de glicose no nosso organismo. Quanto maior for efeito do alimento sobre os níveis de açúcar maior seu índice glicêmico.

O índice glicêmico do açúcar é cerca de 70, já do xilitol é de 7. Além de todos os benefícios que citei, o xilitol também previne contra cáries dentárias.

Xilitol – Benefícios

Um dos principais benefícios do xilitol, além de conter menos calorias e menor índice glicêmico, é que ele ajuda a facilitar a produção de colágeno, reduzindo os riscos do envelhecimentos precoce sobre a pele. Também protege contra a osteoporose. Por ter propriedades antibacterianas, auxilia na diminuição de infecções da boca, garganta e ouvido.

  • Aumento da massa muscular;
  • Melhora na saúde bucal;
  • Diminuição de infecções na boca, garganta e ouvidos;
  • Redução do envelhecimento precoce.

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Xilitol – Efeitos Colaterais

Mesmo com todos os benefícios que o Xilitol pode nos trazer, é preciso ter cautela na hora de consumi-lo, pois em alguns organismos ele pode causar vários tipos de efeitos colaterais. O ideal é consumir no máximo 60g diárias e de forma espaçada, nada de consumir tudo isso de uma vez só.

Todo esse controle acontece porque o Xilitol pode ter efeito laxativo, causando gases, azia e até diarreia. Pessoas que sofrem de intolerância ao glúten ou lactose devem ter um cuidado redobrado, pois ele pode deixar o estômago mais sensível e irritado.

Perigos do Açúcar No Organismo

1) Obesidade: Com os avanços tecnológicos na produção de produtos alimentícios, o açúcar foi inserido em diversos alimentos, desde fast foods até mesmo comidas processadas e condimentadas contém açúcar. O problema é que o açúcar vicia até 8x mais que a cocaína. Assim, você entra em um ciclo vicioso onde quanto mais você ingerir açúcares mais açúcares irá desejar consumir, o que traz as consequências de aumento de peso e vários riscos a saúde. É como se fosse uma droga, só que legalizada. Ou seja, é um dos piores consumos que você pode fazer em sua vida.

2) Diabetes: Ao ser consumido todo açúcar e carboidrato é convertido automaticamente em glicose e utilizado como fonte de energia pelo organismo. Porém, com o tempo e a alta quantidade de ingestão do açúcar, o corpo pode criar uma resistência á insulina, que tem a função de transportar essa glicose as células. Assim, o açúcar propicia inúmeros tipos de doença como a diabetes, problemas cardiovasculares, etc.

3) Câncer: Segundo estudos científicos, altas taxas de açúcar no sangue está diretamente ao aumento da incidência de câncer colorretal em mulheres. Principalmente, se acompanhado de altas taxas de colesterol ruim e hipertensão.

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4) Problemas Cardíacos: Estamos acostumados a associar o sal como vilão do coração e da pressão arterial, mas o excesso de doces também aumenta o risco de hipertensão. Segundo estudos o açúcar consegue desequilibrar o tônus dos vasos sanguíneos aumentando o risco de ter pressão alta.

O acúmulo de gordura abdominal é resultado, principalmente, de uma alimentação rica em açúcares e carboidratos refinados. Aumentando os riscos de inflamações por todo o corpo, o que pode levar a problemas cardíacos e doenças cardiovasculares.

5) Acelera O Envelhecimento Precoce: O açúcar também ajuda a acelerar o processo de envelhecimento, a chamada glicação. Deixando as células do corpo endurecidas, diminuindo a saúde, elasticidade e viscosidade da pele, favorecendo o aparecimento de marcas de expressão, rugas e manchas. Além disso, também atrapalha a renovação celular.

6) Diminuição da Memória: O excesso de glicose também aumenta micro lesões no cérebro que acabam por danificar várias áreas do cérebro. As principais áreas são as de aprendizado e da memória e diminuição dos níveis de ligação de neurônios, deixando-nos mais lento.

Como Diminuir o Consumo de Açúcar

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  • Prefira Alimentos Naturais: Como disse anteriormente, é possível encontrar o açúcar em diversos tipos de industrializados, mesmo em comidas salgadas. Por isso, é importante prezar pelo consumo de comidas que sejam o mais natural possível. Vale incluir frutas, verduras e legumes, que mesmo contendo um pouco de frutose e carboidrato, são opções muito mais inteligentes e eficazes. Consumir um número maior de fibras, diariamente, também é uma boa tática pois deixa o processo de absorção do açúcar pelo organismo muito mais lento.
  • Corte De Vez o Refrigerante: O refrigerante é um dos principais antagonistas na hora de cortar o açúcar. Se você parar de tomar uma latinha de refri por dia, está consumindo um quilo de açúcar ao final de um mês. Sucos de caixinha também estão inclusos na lista de coisas a serem cortadas da sua alimentação para reduzir o açúcar e ter uma saúde muito melhor. Além do açúcar também tem altos níveis de conservantes, corantes e edulcorantes altamente cancerígenos.
  • Diminua o Consumo de Fast Food: Diminua o máximo possível o consumo de fast foods. Pizzas, hambúrgueres, lanches diversos e até mesmo saladas já prontas podem conter inúmeros tipos de molhos cheios de açúcar e de sódio. Os temperos presentes nesse tipo de comida também são altamente processados.

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  • Faça Sua Própria Comida: Ao fazer sua própria refeição você garante que todos os ingredientes serão da sua escolha, sem temperos e produtos altamente processados. Prefira sempre ingredientes mais naturais e orgânicos para garantir a qualidade da sua comida.
  • Prefira Carboidratos Complexos: Não precisa cortar o carboidrato de vez das suas refeições, pode consumir sim. O problema é que a maioria das pessoas consomem muitos carboidratos ruins. Você deve preferir consumir os complexos que dão energia por mais tempo e são digeridos mais lentamente. Além de possuírem um baixo índice glicêmico, evitando picos de insulina.
  • Exercite-se: É comprovado cientificamente: levar uma vida com hábitos leves e saudáveis diminui drasticamente a compulsão por doces e alimentos açucarados. Ao fazer atividades físicas você libera vários neurotransmissores ligados a felicidade, prazer e satisfação como a endorfina, serotonina, dopamina, oxitocina etc. Assim você se sente mais feliz, confiante e satisfeito sem precisar recorrer a comidas cheias de açúcares e nada nutritivas que camuflam essa falta de neurotransmissores do bem. Com toda essa mudança, você consegue muito mais energia e disposição para as atividades do dia a dia.

Como Se Livrar Da Compulsão Por Doces?

A má alimentação está diretamente relacionada ao estresse, fadiga, vários tipos câncer e inúmeras doenças autoimunes. Ao ingerir produtos alimentícios pobres em nutrientes importantes para um bom funcionamento do organismo, você força seu corpo a um ciclo vicioso: você ingere poucos nutrientes nas refeições e deixa seu corpo no modo de sobrevivência.

Causando estresse e fadiga, para compensar você ingere ainda mais produtos alimentícios ricos em carboidratos simples, açúcares, corantes e conservantes, deixando o corpo ainda mais debilitado e mal nutrido para trabalhar em dobro na digestão desse tipo de comida. É um ciclo que nunca se acaba. E durante essa montanha russa, você vicia seu corpo a consumir produtos alimentícios pobres de vitaminas e nutrientes.

Pensando nisso, trago no meu programa completo de treinos barriga de sonho cardápios completos para vocês que já está cansado de tentar todo tipo de dieta da moda, de restrição alimentar e não vê resultados realmente eficazes e duradouros. Não adianta nada você querer emagrecer e continuar se intoxicando com produtos industrializados, açúcares refinados e comidas que não te nutrem de verdade.Neles, eu auxilio não só quem quer emagrecer como também a ganhar massa muscular.

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Além de cardápios práticos e de qualidade eu disponibilizo vários bônus sobre mentalidade magra, com workshops e ebooks que te ajudam a pensar sobre a comida sobre a ótica da nutrição. Muito além de uma simples dieta. Antes de tudo, você deve se desintoxicar, nutrir-se exercitar-se e mudar a percepção sobre a alimentação.

Ao praticar exercícios você sente a necessidade de se alimentar melhor para ter mais energia e disposição. Ao se alimentar melhor você sempre pensa nos benefícios que cada alimentos dá ao seu corpo para que ele trabalhe mais e com qualidade.

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Caso você não consiga se adaptar aos treinos ou não curta os exercícios (o que eu duvido) terá 15 dias para cancelar e ter seu investimento de volta. Por isso, eu te convido a experimentar uma vida totalmente nova. Sem dietas malucas, nem treinos chatos e ineficazes.

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Um grande beijo,
Raquel Quartiero

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