Oi,
Hoje eu gostaria de falar sobre um assunto que, quando entendi, fez muita diferença na minha vida e no meu corpo: comer fruta emagrece ou engorda?
Eu não sou nutricionista mas é um assunto que sou apaixonada. Meu objetivo é transmitir de forma simples o que gosto de estudar.
Você ouviu a vida toda que frutas são saudáveis e ajudam a perder peso. Isso é apenas meia verdade. Elas podem ser a razão número 1 pela qual as pessoas que comem de forma “saudável” não conseguem perder peso.
Fruta é cheia de frutose, um tipo de açúcar que não causa picos de insulina.Como ela é uma forma de açúcar que o organismo tem muita dificuldade de sintetizar, já que o cérebro nem os músculos utilizam, ela se acumula no fígado, que é o único órgão que se adapta e aceita a frutose.
A dieta rica em frutose contribui decisivamente para o ganho de peso, pois potencialmente contribui para o aumento da resistência da insulina, consequentemente pelo ganho de gordura abdominal e síndrome metabólica (aumento da glicemia em jejum, hipertensão arterial, diminuição do HDL, aumento dos triglicerídeos, resistência à insulina, estado pró-inflamatório).
Isso não acontece apenas pelo consumo de sucos ou frutas (que por si só não precisam ser consumidos em grandes quantidades por pessoas sedentárias), mas também pela ingestão de outros tipos de frutose como, por exemplo, o xarope de milho, presente frequentemente em alimentos industrializados.
Comer Fruta e Tomar Suco: Ajuda ou atrapalha o seu emagrecimento?
Frutas são fundamentais na alimentação porque além de nutrientes, quando frescas são ricas em água e fibras, portanto seu açúcar natural é menos concentrado do que em outros alimentos doces. As frutas também têm amplo espectro de antioxidantes, que são exclusivos para frutas específicas ou “famílias” frutíferas.
Os antioxidantes encontrados em frutas de caroço (cerejas, pêssegos, ameixas) são diferentes daqueles encontrados em pomes (maçãs, peras), citrinos (laranjas, tangerinas), melão, bagas (framboesas, mirtilos, morangos e amoras) e frutas tropicais (banana, manga ou mamão).
Já o suco costuma conter muito mais frutas do que se as consumíssemos em estado “bruto” (ou seja, lavando e comendo a fruta). Um suco de laranja tem pelo menos três laranjas. Se você fosse comer a laranja, provavelmente ficaria em uma unidade só. Então, ingeriríamos muito menos açúcar comendo a laranja do que tomando o suco. Além disso, ao prepararmos o suco, separamos a fruta (fibras) de seus fluidos. Isso faz com que esse açúcar seja absorvido muito mais rapidamente, aumentando os níveis de açúcar e insulina no sangue.
E o Suco de Caixinha Engorda?
Os famosos sucos de caixinha não estão a salvo da lista de vilões do emagrecimento porque carregam tantos aditivos que acabam não oferecendo praticamente nenhum nutriente. O único suco de frutas realmente benéfico é o de limão.
Os demais sucos de frutas até podem ser consumidos, desde que com muita ponderação e se preparados na hora, com produtos frescos e, se possível, orgânicos. Mas não é por isso que você deve sair tomando litros de suco por dia.
Sendo assim, se você tomar suco, uma dica muito importante para que se evite a adição de açúcar aos sucos naturais, é optar pelo uso de frutas frescas e maduras, pois na maioria das vezes apresentam sabor adocicado mais acentuado e são opções infinitamente melhores do que os sucos de caixinha!
Resumindo: Comer Fruta Emagrece ou Não?
Em nenhum momento sugiro a exclusão das frutas da alimentação! Vale a pena adequar a forma como você integra a fruta ao seu cardápio, para que possa extrair o melhor deste alimento!
As frutas contêm fibras e muitas vitaminas e minerais. O que é bom, desde que o consumo seja moderado. Já os sucos, na sua maioria, possuem alta carga glicêmica, não contêm fibras e as vitaminas e minerais se perdem rapidamente. Portanto, só resta a frutose e, consequentemente, só a gordura!
Eu criei um critério para mim que pode te ajudar:
- Está com fome? Coma a fruta.
- Está com sede? Tome água mineral ou água de coco (água de coco natural, e não as de caixinha, com conservantes).
Na minha opinião, se tem fome, coma a fruta. Se tem sede, beba água. E, se for para tomar suco, prefira os sucos de legumes e/ou de vegetais folhosos (pois possuem nutrientes importantes) ou os sucos funcionais, que misturam fruta, ervas medicinais e verduras ou legumes.
Está tentando perder barriga e não consegue? Conheça meu programa Barriga de Sonho
Um beijo,
Raquel.
Leave A Response