A pílula anticoncepcional e o ganho de massa muscular

É importante que todo mundo saiba que do ponto de vista da saúde, a pílula anticoncepcional é bem prejudicial pro organismo como um todo. Mas vou fazer uma reflexão hoje, sobre o uso da pílula anticoncepcional e os objetivos de treino, certo?

Meu objetivo aqui é mostrar que, independente do seu objetivo (ganho de massa muscular ou emagrecimento), o uso da pílula pode causar bastante influência nos seus resultados.

Como a pílula age

O grande objetivo da pílula é inibir a ovulação e isso por si só já bagunça o sistema hormonal da mulher, podendo inibir junto a libido, entre outras consequências muito mais sérias.

O que organismo perde

Para parar de ovular e entrar nessa condição, são necessárias substâncias que sejam capazes de impedir que ela continue produzindo os hormônios naturais. E é aí que acontece a bagunça, pois esses hormônios que param de ser sintetizados são imprescindíveis para a hipertrofia e também para o processo de emagrecimento.

Muitos anticoncepcionais vendidos no mercado brasileiro possuem um sua composição substâncias que agem inibindo a produção do estradiol. A falta dele no organismo feminino leva a uma dificuldade em ganhar massa muscular.

A importância da testosterona

A testosterona é importantíssima para o bom funcionamento de praticamente todos os sistemas do corpo, e principalmente para o emagrecimento e hipertrofia.

Esse hormônio masculino é vital também para as mulheres. Estima-se que a quantidade de testosterona nas mulheres seja, no mínimo, dez vezes menor do que a dos homens.

O que acontece com os anticoncepcionais sintéticos é que existe um processo causado por eles que acaba utilizando a grande parte de testosterona e deixando bem pouco dela disponível para circular e possibilitar as respostas necessárias para o ganho de massa.

O que se conclui aqui, é que o uso dos anticoncepcionais feitos a partir de hormônios sintéticos levam a uma maior dificuldade para alcançar o tão sonhado ganho de massa muscular.

Se o objetivo é perder peso

Considerando os efeitos da ingestão da pílula no emagrecimento, também não são nada animadores. A testosterona e o estradiol são fundamentais no processo de lipólise, que transforma os lipídios dentro do organismo humano.

A presença do estradiol estimula naturalmente esse processo, enquanto a testosterona vai agir exatamente na otimização da eliminação das moléculas de gordura.

Como já mostrei antes, o anticoncepcional prejudica o fluxo destas duas substâncias no organismo, portanto a conclusão é que sim, a pílula e os efeitos dela podem atrapalhar o processo de emagrecimento, também!

Cada vez mais cedo

Muitas meninas mal entram na puberdade e já estão sendo praticamente induzidas a tomar pílula.

Sim, o controle de natalidade é importante, ninguém quer uma gravidez indesejada principalmente nessa idade, mas existem opções diferentes e menos nocivas ao corpo do que as pílulas anticoncepcionais.

Converse com o seu médico, e principalmente busque informação. Pense sempre no que é o melhor para a sua saúde, combinado?

Busque outras alternativas

Muitas atletas que precisam de alto rendimento muscular não usam a pílula para não prejudicar a qualidade da sua preparação. Essa é uma das maiores provas de que a pílula pode fazer todo o seu esforço ir por água abaixo!

Minha dica é, caso ainda use a pílula, tente pesquisar um método alternativo. Consulte seu médico e analise os prós e contras de adotar um método anticoncepcional alternativo. Atualmente existem boas alternativas que podem ser preciosas para a sua saúde e também para os resultados do seu treino.

 

Abraço,

 

A pílula anticoncepcional e o ganho de massa muscular
4.5 (90%) 10 votos

2 Comments

  • Rose Js

    Reply Reply

    Olá. Maravilha essas dicas comecei tomar com 30 anos e meu corpo transformou nunca mais voltei ao mesmo corpo.

  • Milena Cavalheiro

    Reply Reply

    Excelente!!! Voltei a tomar anticoncepcional há 3 anos e realmente é mais difícil o emagrecimento, sem contar que acumulo mais líquidos, tenho a sensação de estar sempre inchada, principalmente no final do dia. Vou ver qual o melhor método contraceptivo a ser utilizado.
    Gratidão!!!

Leave A Response

* Denotes Required Field