O que é o Programa Barriga de Sonho e como ele funciona

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O QUE É o Programa Barriga de Sonho?

O Programa Barriga de Sonho funciona e é um programa de treinamento baseado em três fundamentos da Pirâmide da Boa Aptidão Física desenvolvidos por fases e progressões. Além de gerar ganhos nos indicadores de saúde, prevenção de lesão e boa aptidão física, une os todos os pilares do treino eficaz, que geram tanto otimização dos resultados de ganho de massa muscular e perda de gordura, como também aderência permanente ao programa de treinamento, pois sua metodologia garante bem-estar, desafios e diversão.

POR QUE O PROGRAMA BARRIGA DE SONHO FUNCIONA MAIS DO QUE OUTROS MÉTODOS DE EMAGRECIMENTO?

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Um dos pilares do programa é o treinamento HIIT (High Intensity Interval Training). O HIIT é simplesmente uma combinação de períodos de atividades de alta intensidade com períodos de atividades mais leves. Pode ser realizado com qualquer tipo de exercício, e não apenas com corrida ou bicicleta. E ele possui muitas vantagens quando comparado unicamente ao aeróbio moderado de longa duração ou unicamente ao treino de força da musculação. Mas sozinho ele não funciona. Precisa estar cercado de pilares, progressões, fases, que são a base para que você o realize com garantias de resultados otimizados, seguros e permanentes.

O HIIT DEVE SER FEITO APENAS EM ESTEIRA?

Não. O HIIT tem uma aplicação muito ampla. Se o HIIT é simplesmente alternar intervalos de exercícios de alta intensidade com baixa intensidade, pode ser realizado ao pedalar na bicicleta, na corrida, ao pular corda, ao nadar, ao dançar, e ao combinar exercícios usando o peso corporal.  A criatividade e a modalidade escolhida oferecem uma diversidade enorme de possibilidades de prática do HIIT.

Para quem acredita que para ganhar massa muscular são necessários equipamentos ou dispender horas na academia, ou ainda que apenas exercícios consagrados como correr na esteira ou na rua, pedalar nas aulas de spinning ou na rua, podem ser eficientes para perder gordura e portanto, que você precisa de uma certa estrutura para treinar, está redondamente enganado.

Não quero dizer que esses equipamentos (como a esteira e a bicicleta estacionária) não sejam eficazes no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, o que quero dizer é que existem outros equipamentos igualmente eficazes, de mais fácil acesso, motivadores, e com uma relação custo/benefício muito superior.

Os protocolos são vários e não há uma regra específica. O tempo de estímulo e intervalo (ativo ou passivo) vai depender do objetivo do treino. Saiba que quanto mais intenso, mais você precisará descansar para poder realizar um novo estímulo, e menos intenso deverá ser esse intervalo.

Podem ser feitos, por exemplo, 12 “tiros” (de corrida ou de exercícios) de 20 segundos a 100% FC, recuperando 10 segundos com caminhada lenta ou com um exercício leve, ou 15 “tiros” de 15 segundos a 90% da FC máxima, recuperando por 15 segundos com um exercício abdominal.

O HIIT e o treino de força desenvolvidos ao trabalhar várias capacidades físicas podem ser realizados através de exercícios que envolvem o corpo, como por exemplo, exercícios com pesos (kettlebell swing, deadlifts e levantamentos olímpicos) e exercícios calistênicos, que  são exercícios que utilizam o próprio corpo sem utilização de aparelhos (apoio, agachamentos, barra, burpee, saltos e abdominais). Dessa forma podemos unir vários objetivos em um só.

EMAGRECIMENTO E TREINO METABÓLICO

Existem muitos mecanismos pelos quais o exercício regular poderia facilitar a manutenção ou redução do peso corporal, o que inclui o aumento do gasto energético diário total, a redução do apetite, aumento da TMR (Taxa Metabólica de Repouso), aumento da massa livre de gordura, aumento do consumo excessivo de oxigênio após o exercício e aumento da taxa de mobilização e oxidação de gordura.

Os estudos demonstram que o exercício de maior intensidade é capaz de promover maior EPOC (excess post exercise oxygen consumption ou consumo excessivo de oxigênio após o exercício). O treino de maior intensidade e o treino de força têm maior EPOC quando comparados ao exercício de intensidade menor, como o aeróbio contínuo de longa duração.

O EPOC aumenta linearmente com a duração do exercício. Porém, a intensidade do exercício parece afetar tanto a magnitude quanto a duração do EPOC; já a duração do exercício afeta apenas a duração do EPOC. Não se sabe qual a combinação exata, mas o desenvolvimento de programas de treinamento que maximizem o EPOC podem ser um importante fator para a redução de peso.

Embora o custo energético do EPOC em uma sessão de treinamento se mostre pequeno, seu efeito cumulativo poderá ter um impacto positivo na redução de gordura e no aumento da TMR (taxa metabólica de repouso), isto é, de quanta energia seu organismo gasta em repouso.  

Concluindo, a literatura aponta que a periodização de um treinamento que possa maximizar tanto o EPOC quanto a TMR podem ser importantes fatores para o emagrecimento e embora o custo energético dessas variáveis em uma sessão de exercício se mostre pequeno, em longo prazo poderá ser bastante significativo.

A CIÊNCIA POR TRÁS DO PROGRAMA BARRIGA DE SONHO 

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Ok, vamos entender a ciência por trás que faz com que o programa barriga de sonho funciona mesmo. Para obter resultados de ganho de massa muscular e perda de gordura, sabemos que é importante otimizar os hormônios e potencializar a queima de gordura. Ao buscar esses resultados, muitas pessoas logo pensam em correr durante 60 minutos e, no máximo, fazer musculação leve.

Se você escolher fazer apenas corrida, pode reduzir até 30% da massa muscular, o que é péssimo, pois o predispõe a lesões e diminui seu metabolismo basal, deixando-o mais lento. Fazer musculação leve pode até amenizar a perda de massa muscular, mas é improvável que a pessoa otimize os resultados com esta combinação, já que mais de 60% ou 70% do treinamento é de aeróbio de moderada intensidade e longa duração, na esteira ou na rua.

Treinar com mais intensidade, tanto no treino de força quanto no treino cardiorrespiratório, tem se mostrado mais eficaz na busca desses resultados frente aos exercícios aeróbios de baixa intensidade. Entretanto, é importante saber que uma pessoa treinando em alta intensidade se torna incapaz de manter-se em exercício por muito tempo. O treino é curto! Isto é uma lei fisiológica que é igual para todos.

Mas um treino curto de alta intensidade me faz manter ou ganhar músculos e perder gordura? Sim! Existe um aumento de 20 a 35% na responsividade lipolítica no adipócito após o exercício (aumento da queima de gordura). Contudo, a taxa de oxidação de lipídios ainda é maior após o exercício de alta intensidade, uma vez que a síntese de glicogênio é aumentada para repor o glicogênio utilizado.

No que diz respeito ao efeito agudo, está bem estabelecido que após o término do exercício, o consumo de oxigênio não retorna aos valores de repouso imediatamente. Essa demanda energética durante o período de recuperação após o exercício é conhecida como consumo excessivo de oxigênio após o exercício, ou ainda, excess post exercise oxygen consumption – EPOC.

O excesso de consumo de oxigênio após o exercício consiste em um componente rápido e um componente prolongado. O componente rápido do EPOC ocorre dentro de uma hora. Embora a causa precisa dessas respostas não esteja bem esclarecida, é provável que esses fatores contribuam para:

 

  • A ressíntese de ATP/CP: Construir novos estoques de energia para os músculos
  • A redistribuição comportamental dos íons (aumento na atividade da bomba de sódio e potássio): Os sais minerais utilizado para o funcionamento dos músculos estão desorganizados e depletados. Precisam ser reorganizados e reabastecidos.
  • A remoção do lactato: O lactato é um produto residual tóxico oriundo das reações químicas. Assim como o carro produz gás carbônico e precisa ser jogado fora porque é tóxico, o corpo também produz.
  • A restauração do dano tecidual: as microlesões causadas no músculo passam por um processo inflamatório. E essa reparação deixa o músculo mais forte e maior, fazendo com que haja ganho de massa muscular.
  • A restauração do aumento da FC: a Frequência Cardíaca fica aumentada por bastante tempo após o exercício e o corpo precisa reduzir a FC.
  • A restauração do aumento da temperatura corporal. A temperatura corporal fica aumentada durante e após o exercício.

Durante o componente prolongado, processos para o retorno da homeostase fisiológica ocorrem continuamente, porém em um nível mais baixo. Esses processos podem incluir:

  • O ciclo de Krebs com maior utilização de ácidos graxos livres;
  • Efeitos de vários hormônios, como o cortisol, insulina, ACTH, hormônios da tireóide e GH;
  • Ressíntese de hemoglobina e mioglobina;
  • Aumento da atividade simpática;
  • Aumento da respiração mitocondrial pelo aumento da concentração de norepinefrina;
  • Ressíntese de glicogênio;
  • Aumento da temperatura.

*os ítens acima compõem pontos envolvidos no treino do programa barriga de sonho funciona

HÁ ALGUMA RESTRIÇÃO PARA O PROGRAMA BARRIGA DE SONHO?

A literatura científica suporta uma ampla prescrição, de crianças a idosos, de saudáveis a enfermos para o treinamento de alta intensidade. Porém, é pré-requisito realizar um Eletrocardiograma de esforço. Se você nunca treinou ou nunca fez este teste, é imprescindível que passe por um médico, faça o exame e tenha a autorização escrita do seu médico para treinar.

Pessoas que foram transformadas pelo programa Barriga de Sonho

Veja abaixo depoimentos de pessoas que acreditaram que o programa barriga de sonho funciona e realizaram o sonho de conquistar um corpo mais saudável.

Nancy – 11kg

Raquel Ramalho – 7kg em 5 semanas

Como Começar o Programa Barriga de Sonho?

Você pode ter uma pequena a mostra do programa assistindo os treinos que disponibilizo gratuitamente no Youtube, porem para ter acesso ao programa completo e passo a passo, mais super bônus especiais e meu acompanhamento pessoal você pode conhecer a página oficial do programa.

Exercícios para definir Glúteo

Exercícios para Definir as Pernas

Exercícios para Queimar Gordura da Barriga

 

Exercícios para Definir a Barriga

Programa Barriga de Sonho onde comprar?

Se você chegou até aqui deve ter entendi porque o programa barriga de sonho funciona mesmo, certo?

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