Drenagem Linfática – Funciona, Benefícios e Para Que Serve →【AQUI】

drenagem-linfatica-funciona

O Que é Drenagem Linfática?

A drenagem linfática é uma das massagens mais conhecidas e tem a fama de que ajuda na perda de peso e eliminar a barriga. Mas além de ajudar a reduzir alguns centímetros de cintura ela também trás benefícios como reduzir a celulite e desintoxicar seu corpo pelo sistema linfático. Ela tem origem através da quimioterapia e era utilizada para tratar tumores e alguns tipos de câncer  e melhorar o edema nas regiões afetadas.

Além disso, é uma ótima opção para reduzir a celulite de forma não agressiva e em pontos certeiros no corpo para eliminar toxinas e impurezas que acumulam em nosso organismo e podem causar diversos tipos de doenças crônicas, além de retardar o envelhecimento. Lembrando que ela deve ser feita por um especialista, pois se for mal executada pode trazer o efeito reverso e causar  lesões graves.

drenagem-linfatica-manual

Mas antes de falarmos sobre a drenagem linfática em si, precisamos explicar sobre um problema sério que faz com que as pessoas fiquem muito inchadas e que as levam a procurar a drenagem linfática. Este problema é a retenção de líquido que iremos abordar a partir de agora.

Retenção de Líquido

Existem várias causas para retenção líquida, geralmente, é causa por uma condição médica onde há um acúmulo muito grande de líquido nos espaços entre os tecidos do corpo. São regulados, principalmente, pelos hormônios que em controlam o volume de água no corpo, excretando-o pela urina através dos rins.

Por isso, quando ha uma desestabilização hormonal pode ocorrer esse acúmulo de líquido nos tecidos causando inchaço em diversas partes do nosso corpo como nos tornozelos, abdômen, pernas, mãos, etc. Uma das principais causas pode ser a falta de ingerir água adequadamente. Quando o nível de hidratação do corpo não está correto ele entende que deve reter o pouco líquido que é consumido e acaba causando essa retenção.

Principais causas da retenção de líquido

  • Vasos Sanguíneos: A retenção líquida pode ocorrer quando a pressão dos vasos sanguíneos muda. Os fluidos ricos em vitaminas, nutrientes e minerais que passa por esses vasos e tem a função de nutrir as células. Por isso, quando a pressão dentro dos capilares dos vasos muda pode ocasionar esse acúmulo de líquidos.
  • Sistema Linfático: O sistema linfático é responsável por filtrar e drenar o  linfa, que é liberado de volta na corrente sanguínea. Logo, se for liberado muito líquido, ou pouco líquido o sistema linfático pode ficar sobrecarregado, acumulando esse líquido ao redor dos tecidos. Causando inchaço por todo o corpo.
  • Pressão Arterial: Caso haja algum tipo de alteração na pressão arterial também influenciará no acúmulo de líquido nos pés, pernas e tornozelos. Uma pressão arterial controlada é um bom começo para combater a retenção líquida. Além disso, o fluido pode acumular nos pulmões resultando em dificuldade para respirar e tosses que não passam.
  • Rins: Uma das principais funções dos nosso rins é filtrar o sangue. Logo, se o sangue contém altos índices de fluidos com toxinas os rins absorvem e podem aparecer vários problemas com o tempo.O rins eliminam a maioria das toxinas, mas se o fluxo sanguíneo for prejudicado pode dar início a várias doenças. A insuficiência renal, por exemplo, é a que mais causa retenção líquido por causa da incapacidade dos rins de de eliminar adequadamente os fluidos do corpo.

retencao-de-liquido

  • Grávidas: Durante a gravidez o peso do útero aumenta, sobrecarregando as veias da pelvis, resultando em líquido retido. Geralmente, melhora após o nascimentos, sem grandes problemas.
  • Sedentarismo: Um dos principais causadores da retenção líquida é não praticar exercício. A atividade física tem papel principal na saúde do coração, por ajuda na circulação sanguínea e, consequentemente, na circulação de linfa.  Ao se exercitar você estimula o sistema linfático a regular o fluxo de fluidos que irão para a corrente sanguínea e a regular os níveis de água no corpo. Ficar muitas horas por dia parado, sem fazer nada de atividades só irá ajudar a aumentar a retenção líquida.
  • Proteínas: As proteínas são muito importantes para o chamado balanço hídrico. Caso você não consuma a quantidade necessária de proteínas diárias, terá dificuldade para eliminar a água acumulada entre os tecidos. Um dos primeiros alertas para indicar o pouco consumo de proteínas de qualidade é a barriga inchada.
  • Inflamações: Quando temos algum tipo de inflamação presente no organismo a substância histamina é liberada. Seu papel é deixar as lacunas das células maiores e vazias para que os glóbulos brancos cheguem mais rapidamente para combater a inflamação. mas caso a inflamação persistir por muito tempo, esses espaços vazios são preenchidos com água.
  • Desequilíbrio Hormonal: Um dos principais sintomas da menstruação é o inchaço na região abdominal. Isso acontece justamente pelo desequilíbrio hormonal que ocorre durante a menstruação. O mesmo acontece quando há uma má alimentação, excesso de açúcar, sal ou sódio oi alergias  e problemas na tireoide. Deficiências alimentares, cigarro e sedentarismo também podem causar desequilíbrios hormonais.

Complicações Causadas Pela Retenção De Líquido

retencao-de-liquido-no-corpo

  • Níveis de Sódio Muito Baixos: A grande quantidade de água retida dissolve o sódio no sangue, deixando os níveis de sódio no corpo muito baixos. causando sintomas como fadiga, fraqueza, náusea, vômito, irritabilidade, dor de cabeça. Em níveis mais graves podem causar até convulsões, alucinações e perda de consciência.
  • Edema Pulmonar: A retenção de líquido em excesso também pode causar o edema pulmonar, pois ao acumular nos pulmões, o líquido pode dificultar a respiração e aumentando a pressão sobre a artéria pulmonar. Em casos mais graves pode resultar até em insuficiência cardíaca.
  • Erupções Na Pele: Nas retenções que acontecem nos pés, por exemplo, podem trazer grandes riscos a saúde. Isso porque caso apareçam feridas na pele em pessoas com risco de úlceras de pressão como bolhas que podem evoluir para feridas e depois úlceras graves.
  • Dores No Peito: Caso a retenção esteja concentrada nos pulmões ou no abdômen, a pressão exercida sobre o peito será muito maior causando desconforto e dores. É muito comum em pessoas que sofrem de doença hepática, problemas cardíacos, doença renal, infecções na região etc. Esteroides, anticoncepcionais, antidepressivos e remédios de controle da pressão podem causar retenção também.

Drenagem Linfática – Para Que Serve

drenagem-linfatica-beneficios

O principal objetivo da drenagem linfática é diminuir o inchaço nas extremidades do corpo, ajudando a eliminar toxinas e líquido retido por diversos fatores. Há diversas causas para o inchaço nas pernas e pés, por exemplo. A mais comum é por esforço prolongado como corridas ou caminhadas.

O sistema linfático  é o principal sistema de drenagem do nosso corpo. Um sistema mais lento pode ter início na má circulação ou um metabolismo muito lento. Logo, caso você tenha um sistema linfático lento, consequentemente, terá um metabolismo lento. O que resulta em ganho de peso, acúmulo de gordura, retenção de gordura e dificuldade no ganho de massa muscular.

As toxinas que o corpo não consegue eliminar, com um metabolismo lento, acumulam-se dentro dos órgãos e podem causar vários tipos de doenças. A drenagem linfática vem como um filtro para eliminar e fazer a limpeza dos chamados nódulos linfáticos.

Drenagem Linfática – Benefícios

É possível tratar diversas partes do corpo com a drenagem linfática, como:

  • Braços
  • Pescoço
  • Costas
  • Pernas
  • Abdômen
  • Glúteos
  • Rosto
  • Costas

Além disso, a drenagem linfática ajuda a diminuir a celulite acumulada nas coxas e bumbum. Ajuda a acelerar o metabolismo e no processo de tonificar o corpo. O sistema linfático nada mais é do que uma rede complexa de vasos que transportam fluidos pelo corpo todo. É um tipo de terceira circulação além da circulação arterial e venosa. O linfa é o líquido que circula por essa rede de vasos linfáticos.

drenagem-linfatica

Ela é composta, principalmente, por proteínas, glóbulos brancos, células mortas, células sanguíneas, bactérias e até toxinas. Os gânglios linfáticos estão por todo o corpo e são também muito importantes para o sistema imunológico, pois ajuda o organismo a reconhecer e eliminar infecções, inflamações e germes. Você pode fazer o teste, ao apalpar as seguintes áreas poderá sentir os gânglios linfáticos perfeitamente:

  • Virilha
  • Axilas
  • Pescoço
  • Queixo
  • Atrás das orelhas

Outra função importante que o linfa desempenha é o transporte de gordura(triglicerídeos), vitaminas e minerais. Logo, quando há uma melhora na circulação de linfa, acontece uma maior oxigenação dos tecidos de todo o corpo, melhorando assim, o aspecto da pele, diminuindo celulites e gorduras localizadas.

Na hora de colocar a drenagem e prática é preciso que a massagem seja feita pelo trajeto dos vasos linfáticos chegando aos gânglios linfáticos. São movimentos leves e com um pouco de pressão. Assim, para cada parte do corpo, é preciso utilizar movimentos diferentes. Nas pernas, por exemplos, os movimentos devem ser progressivos e colocando pressão aos poucos. De baixo para cima. já na coxa, os movimentos vão ao sentido da virilha e nos braços vão no sentido das axilas. já no rosto devem ir em direção ao pescoço.

As sessões de drenagem linfática devem ser feitas frequentemente para se obter ótimos resultados. Geralmente, de 1 a 3 vezes na semana. A regularidade é importante, pois ao para de fazer a retenção de líquidos volta. Por isso, pode ser uma opção cara e não eficaz caso não mude sua alimentação e não pratique treinos adequados.

Tipos de Drenagem Linfática

  • Drenagem Manual: Nesse tipo de drenagem , o profissional utiliza somente as mão para fazer movimentos específicos. A duração das sessões, geralmente, é de 20 a 40 minutos.
  • Drenagem Mecânica: Nesse tipo de drenagem linfática, o profissional utiliza aparelhos para fazer os procedimentos. Assim, a ação da massagem é mais profunda e pode atingir também a camada mais adiposa. A maioria dos profissionais, hoje em dia, preferem utilizar esse tipo de massagem por ser mais segura e dar efeito mais rápido.

Drenagem Linfática Funciona Mesmo?

drenagem-linfatica-no-rosto

A resposta é sim. A Drenagem linfática te ajuda a desinchar, eliminar toxinas e a melhorar seu sistema imunológico. Mas, infelizmente, os efeitos dela são temporários. Caso você faça e continue com os mesmos hábitos, sedentária e não cuidando da saúde como um todo, os efeitos vão embora tão rápido quanto aparecem.

A melhor forma de reduzir medidas é adotando hábitos saudáveis. Uma alimentação estratégica e exercícios físicos, curtos e de alta intensidade, sempre serão as melhores e mais eficazes das opções. Você até pode perder alguns centímetros de cintura, mas é uma boa alimentação e atividade física que farão você perder ainda mais e manter o que conquistou.

Os bons hábitos, mudam você de dentro para fora. Para isso, é preciso trabalhar não apenas seu corpo como a sua mente. Foi pensando nisso, que criei meu programa completo de treinos Barriga de Sonho. Nele eu te ensino não apenas a emagrecer como manter-se magra. Sem dietas malucas, treinos chatos nem passar fome.

Programa Barriga de Sonho

O programa tem 8 semanas e é dividido em 3 níveis: iniciante, intermediário e avançado. São 6 treinos diferentes, 2 de nível iniciante, 2 de nível intermediário e 2 de nível avançado. A cada semana existe um cronograma com qual treino você deve fazer naquela semana. Depois das 8 semanas, tu ainda ganha mais 12 semanas de BÔNUS para continuar os treinos!

Além disso, também disponibilizo um cardápio que vai te ajudar a potencializar ainda mais os resultados. Temos uma comunidade VIP somente para alunas onde compartilhamos dúvidas sobre exercícios, progressão, temas de alimentação e mentalidade, motivação.

Tem uma comunidade dentro da área de membros do programa onde participo e respondo as dúvidas, e também o e-mail do suporte. Tudo isso, 100% online que tu pode acessar do seu celular, computador ou tablet quando e quantas vezes quiser pois o programa é vitalício e sem limite de tempo de acesso. O preço é único e sem taxa de renovação.

Cardápio

O meu cardápio, elaborado pelo meu nutricionista pessoal, está disponível no meu programa completo de emagrecimento. Nele eu disponibilizo não só os exercícios e o cardápio como vários outros bônus que vão te auxiliar não só a emagrecer como mudar sua mente com relação a comida. Tudo para você aprender a se alimentar, se nutrir melhor e ainda a desintoxicar o corpo. Tudo isso sem gastar um monte de dinheiro em massagens, remédios ou outros processos caros e que prometem milagres sem esforço e por muito dinheiro.

Benefícios do Programa

  • Ajuda no ganho de massa muscular
  • Acelera a queima de gordura
  • Elimina o excesso de peso
  • Combate a flacidez
  • Melhora a autoestima
  • Reduzir medidas
  • Emagrecer com saúde

Você irá conquistar o corpo e a barriga que sempre sonhou. Sem passar fome, sem dietas sacrificantes, sem exercícios chatos, nem deixar de comer o que gosta nem passar horas na esteira e deixar de fazer as atividades que gosta. nada de pegar trânsito ou ter que dividir aparelhos na academia, é tudo no conforto da sua casa.

>>> ACESSE AQUI PARA CONHECER O PROGRAMA BARRIGA DE SONHO DA RAQUEL

Drenagem Linfática – Funciona, Benefícios e Para Que Serve →【AQUI】
Avalie esse conteúdo

Leave A Response

* Denotes Required Field