Série de Lições 1/3 sobre Jejum Intermitente

LIÇÃO 1: A estratégia de alimentação mais poderosa e intuitiva que existe para emagrecer de forma natural e sem perder massa magra.

da sala da Raquel
- Porto Alegre - 2019

“Comer de 3 em 3 horas é a chave para emagrecer.”

Você deve ter ouvido isso exaustivamente nos últimos anos. E provavelmente já tentou seguir essa regra inúmeras vezes, mas falhou na maioria das tentativas.

E naquelas que não falhou, provavelmente tu não teve resultado significativo, certo?

A intenção de fazer tu comer de 3 em 3 horas até faz sentido: o objetivo é fracionar suas refeições para que tu não sinta muita fome nas refeições principais e não coma mais do que deveria.

Faz sentido? Na teoria, faz. Mas na prática isso pode ser um desastre.

O grande vilão está nas quantidades e no tipo de alimento que se come. Por exemplo existem pessoas que passam o dia inteiro comendo barrinhas de cereal, pensando que estão fazendo algo grandioso para sua dieta, o que não é nem de longe verdade.

Além disso, este é um regime quase impossível de seguir e, ao contrário do que muitos pensam, não é natural para seres humanos adultos.

Você pode estar dizendo agora: Ah, Raquel, mas um bebê necessita se alimentar nesse intervalo de 3 em 3 horas, então isso não deveria ser a melhor forma de comer bem?

É verdade que um bebê precisa se alimentar em intervalos mais curtos, mas é preciso levar em consideração que esse é um ser humano na parte mais acelerada do seu desenvolvimento. Um bebê recém-nascido dobra, triplica, quadruplica o seu peso progressivamente em poucos meses.

Nós, por outro lado, somos indivíduos adultos e plenamente desenvolvidos, se você passa o dia inteiro comendo e acredita que 1h na esteira vai fazer o seu organismo queimar toda gordura saiba, essa pode ser a sua pior estratégia para emagrecer.

Se isso não funciona... de Onde vem essa ideia de comer de 3 em 3 horas?

Na verdade, as coisas não foram sempre assim. Veja bem, o conceito de supermercado veio junto com a Segunda Guerra Mundial, quase na metade do século XX! Se você voltar mais alguns séculos no tempo, verá que a maioria das pessoas precisava cultivar seus próprios alimentos.

 

Não existiam alimentos ultraprocessados com quantidades absurdas de conservantes. A comida era fresca e na quantidade necessária para alimentar a família por aquela refeição.

 

Além disso, é óbvio, mas eu preciso dizer: ninguém tinha geladeira. Não era simplesmente abrir uma porta e escolher o que se ia comer. A relação que as pessoas tinham com a comida era completamente diferente.

 

Ou seja... esse conceito vem passando de geração em geração como um telefone sem fio e infelizmente muitas pessoas, muitas, são simplesmente enganadas elas pensam que passar o dia comendo é a chave para acelerar o metabolismo, mas quando na verdade fazendo isso você esta acostumando o seu organismo a ficar preguiçoso.

 

Rebobinando a nossa linha do tempo ainda mais, nós já fomos seres nômades, que precisavam ir em busca de comida e passavam longos períodos sem se alimentar. Foi assim que evoluímos: com grandes janelas em jejum e fazendo cerca de uma refeição durante o dia.

 

Percebe que desde os primórdios já tínhamos um corpo adaptado para isso? Foi assim que nossa espécie sobreviveu e evoluiu. Até pouco tempo atrás, no tempo dos nossos avós, não havia essa oferta de comida que vemos hoje. Não havia supermercado, industrializados e fast food à vontade.

 

E aí voltando para a questão de comer de 3 em 3 horas: você acha que é mais fácil emagrecer tendo 6 oportunidades de exagerar durante o dia? Você acredita que é eficaz ser obrigado a fazer uma refeição mesmo quando você não está com fome?

Ninguém Emagrece, Ganha Massa Muscular ou Queima Gordura Comendo o Dia Inteiro

Muitas pessoas ficam comendo sem ter vontade, marcando a hora para comer uma fruta, uma barra de cereal, pão integral, "biscoitos fit" mas na verdade essa rotina é apenas mais uma ilusão criada pela industria alimentícia e nessa série de 3 conteúdos eu vou te explicar por que a melhor estratégia para acelerar o seu emagrecimento está no passado.

Nós humanos nem sempre tivemos comida em abundância como nos dias de hoje.

Lá trás nossos ancestrais saiam a caça depois de longas jornadas, viagens, sem comida. E o organismo deles era o responsável por se adaptar a isso e distribuir os alimentos para manter o corpo sempre com energia.

Será que os homem das cavernas que vivam da caça, fugindo de animais selvagens eram viviam acima do peso ou tinham metabolismo lento por que não comia de 3 em 3 horas?

Ou será que o organismo deles se adaptou a esse estilo de vida e fazia com que seu corpo estivesse sempre com energia mesmo sem ficar o dia inteiro comendo?

Lembre-se disso: o mercado, a industria, a mídia, a tecnologia, todos eles podem ter mudado o nosso estilo de vida, mas nenhum mudou a nossa genética.

Essa enorme quantidade de alimentos processados, doces, alimentos industrializados, açúcar refinados só servem para viciar e deixar o seu estômago mimado, não se engane ficar o dia inteiro comendo não vai fazer você ficar com uma barriga tanquinho.

 

O Segredo Para Acelerar  o seu Emagrecimento e Ganhar Msuculos Não é Nenhuma "Modinha" do Presente. Ele está Escondido no Passado.

Em mais de 15 anos como preparadora física, eu ja vi alunas testando todo tipo de dieta e estratégias nutricionais. Além disso, eu mesma precisei encontrar a melhor forma de me alimentar para manter a forma ao mesmo tempo que mantenho meu corpo nutrido e sadio para exercer minha profissão.

 

De tudo o que já vi, testei e comprovei, o jejum intermitente tem sido de longe a melhor forma de se obter tudo isso e ainda ter uma série de benefícios para o meu organismo.

 

Mas, Raquel, todo mundo está falando sobre esse jejum intermitente. Ele não faz mal?

 

Essa tem sido a estratégia alimentar mais discutida e até uma das mais polêmicas dos últimos anos. Eu mesma sigo essa prática há alguns anos e recebo questionamento sobre ela o tempo inteiro.

 

Por isso, eu decidi fazer essa série de conteúdos, onde eu quero esclarecer tudo sobre o JI, quais os principais mitos que giram em torno dele e por que você deveria cogitar começar essa prática se o seu objetivo é emagrecer e levar um estilo de vida mais saudável.

 

E não faz mal ficar mais de 3 horas sem comer? Como é isso?

 

É, tudo isso é bem diferente do que a mídia divulga e realmente pode gerar alguma desconfiança no começo. Mas fica tranquila que eu vou te explicar melhor tudo isso.

O que é o Jejum Intermitente e por que essa é a arma pode ser a mais poderosa a favor do seu emagrecimento e do ganho de massa muscular

Primeiro de tudo, você precisa entender que o JI não é algo da moda que vai ser esquecida da mesma forma efêmera que surgiu.

 

Se feito da forma correta e seguindo as estratégias certas, ele será a arma mais poderosa a favor do seu emagrecimento, do ganho de massa muscular, ganho de produtividade durante o seu dia e não só isso: com ele, é possível levar uma vida mais saudável, simples e o melhor ECONOMIZAR MUITO MAIS DINHEIRO evitando alimentações que no final das contas só te prejudicam.

 

E ao contrário do que a mídia prega, isso não é algo novo, muito menos polêmico. Veja bem, você já faz jejum todos os dias quando dorme à noite. Sem perceber, você tem uma janela de cerca de 8 horas sem comer.

 

Porém, hoje muitos de nós sentimos a necessidade de comer logo que abrimos os olhos de manhã, mesmo que naquele período não estejamos de fato com fome. E por que fazemos isso? Provavelmente porque ouvimos a vida inteira que o café da manhã é a refeição mais importante do dia.

 

Mas será mesmo?

 

A mídia e a indústria nos disseram a vida toda que é importante quebrar o jejum logo de manhã cedo, criando uma falsa necessidade que virou um hábito na casa da maioria de nós.

 

Mas na verdade, se esse não é o período em que você sente fome ou mesmo apetite, por que se forçar a comer? Não existe nenhuma evidência científica forte de que você é obrigado a comer de manhã cedo para ter uma saúde de ferro ou algo do tipo.

 

Partindo disso, vamos ao que eu preciso te explicar:

O que é e Como Funciona o Jejum Intermitente

Esse é um termo utilizado para denominar um padrão alimentar que alterna entre períodos sem comer e períodos em que você come.

 

Claro, a duração dessa janela em que você não se alimenta varia de acordo com suas necessidades, preparo do organismo e, claro, o protocolo que você vai escolher.

 

E ele não só turbina o seu emagrecimento de forma saudável, ajuda no ganho de massa muscular, te dar mais energia durante o dia. Ele tem uma série de outros benefícios para o seu corpo.

 

Para começar, alguns dele são:

  • Aumenta a sensibilidade à insulina, ajudando a prevenir o diabetes
  • Alimentação mais simples e econômica
  • Aumento da expectativa de vida
  • Prevenção de Doenças Degenerativas
  • Prevenção de Doenças Cardíacas
  • Redução de peso e gordura com mais facilidade, sem perda da massa magra
  • Acelera o emagrecimento
  • Acelera o metabolismo e dá mais energia
  • Você fica mais saciada ao comer, evitando exageros
  • A sensação de fome é menos frequente do que de quem come de 3 em 3 horas
  • Melhora a Saúde Mental: aumento da proteína BDNF no cérebro e fator de crescimento que contribui para a neurogênese (formação de neurônios)

Como o Jejum turbina o seu emagrecimento e acelera o ganho de massa muscular

Agora, vou te explicar da forma mais simples possível como o Jejum Intermitente funciona e por que ele vai turbinar o seu emagrecimento de forma natural ou acelerar o ganho de massa muscular caso seja seu objetivo:

 

  1. Quando começamos a praticar o jejum, normalmente o nosso corpo está queimando glicose, que vem dos carboidratos que comemos (os pães, massas em geral, batatas etc). Isso quer dizer que seu organismo está usando o açúcar como combustível e não a gordura (que é o que queremos).

 

  1. Seguindo a prática do jejum por um curto período de tempo, o glicogênio que está armazenado no corpo já fornece a quantidade de glicose que precisamos. A partir daí, alguns órgãos vitais, como fígado, e nossos músculos estão começando a usar a gordura como principal combustível. ( o segredo pra transformar o seu corpo em uma máquina automática de queima de gordura)

 

  1. Agora que seu corpo está começando a aprender a queimar gordura para obter energia, os estoques de glicogênio acabaram (que boa notícia). Nosso próprio corpo já está produzindo a glicose necessária para o funcionamento de alguns órgãos, enquanto o resto já está habituado a queimar apenas a gordura.

 

  1. Finalmente, o seu cérebro começa a só queimar gordura na forma de corpos cetônicos e seus glóbulos vermelhos só precisam de uma pequena quantidade de glicose (que a essa altura já é produzida pelo seu próprio corpo).

 

Perceba que aos poucos o seu corpo vai deixando de ser uma máquina de queimar glicose para literalmente se tornar uma máquina de queimar gordura. Logo, esse é o primeiro passo para acelerar a sua perda de peso.

 

Feito da maneira correta (que vamos discutir logo mais nessa série de artigos) e associado a outras práticas que aceleram o metabolismo, como o HIIT, que é o protocolo que eu uso no RQX System, é quase impossível que não ter nenhum resultado.

 

Bom, não quero me estender muito para que tu não receba muita informação nova de uma vez, então hoje, vou parar por aqui.

 

Na Lição 2, vou te falar sobre os principais mitos que rondam a alimentação para emagrecer, o jejum intermitente e por que tu precisa parar de acreditar neles para finalmente conseguir ter resultados duradouros com o teu emagrecimento.

 

Gostou da Lição 1? Então lembra de deixar seu comentário me dizendo o que achou.

 

P.S: Esse é um assunto que merece ser muito mais aprofundado e explicado. O que eu acabei de falar aqui é só a pontinha do iceberg. Por isso, eu estou com uma ideia muito legal aqui e queria saber se te interessa:

 

Eu e o TonTon, meu nutricionista pessoal,  unimos forças e criamos um programa completo de jejum intermitente. Com orientações específicas, cardápios, calendários e um acompanhamento de perto, com um grupo fechado para nós discutirmos a evolução de cada aluna.

Se você tem interesse em participar disso com a gente, deixa o comentário “Eu quero fazer o programa de Jejum Intermitente” aqui abaixo pra mim. É muito importante ter esse feedback!

 

Um beijo e até a próxima lição!

Quero Ler A Lição 2 Agora >>>>>

Ler Lição #2 →