Testosterona: entenda porque ela também é importante para as mulheres

É importante entender que, tendo em vista emagrecimento ou hipertrofia, a testosterona é muito importante, e não apenas para os homens. Por isso hoje resolvi falar sobre a testosterona: entenda porque ela também é importante para as mulheres.

A testosterona é o hormônio sexual masculino, responsável pelas características masculinas. Importantíssima para a saúde, e um fator determinante para o bom funcionamento de todos os processos do organismo.

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, a testosterona também é importante para o bem estar das mulheres. Olha só!

A testosterona nas mulheres

A quantidade de testosterona presente em mulheres é praticamente dez vezes menor do que a quantidade normal nos homens. Mas nem por isso ela é menos importante.

A testosterona nas mulheres é sintetizada nos ovários, e depende principalmente da idade, peso, altura e condições de saúde. A presença dela vai influenciar no crescimento de pelos, cabelos, tom de voz, desenvolvimento dos órgãos sexuais, e muitos processos fundamentais para a saúde do corpo.

A produção de testosterona aumenta na puberdade, alcançando seu pico na faixa dos 20 anos. A partir dos 30 anos esta quantidade tente a diminuir, e assim gradativamente acontece até ela entrar na menopausa.

Porque ela é tão importante

Saiba que um desequilíbrio nos níveis de testosterona pode prejudicar muito seu desempenho no treino, por isso é extremamente importante estar sempre ligada neles.

Isso acontece simplesmente porque a quantidade de testosterona vai influenciar diretamente na força, e consequentemente no ganho de massa muscular. Uma mulher que treina e não possui níveis de testosterona provavelmente não vai poder aproveitar os benefícios do treino em sua totalidade.

A testosterona também influencia em outros detalhes bem importantes, como o humor, a memória, a capacidade de queimar gordura e até a densidade óssea.

Níveis de testosterona baixos

Quando os níveis estão baixos, surgem sintomas bem desconfortáveis mas que podem até passar batido, geralmente poucas mulheres percebem que estes sintomas podem estar ligados com os níveis de testosterona do corpo.

Cansaço, falta de vontade, depressão e tristeza são sintomas comuns.

A falta de testosterona traz um aumento de peso e maior facilidade de acúmulo de gordura corporal, exatamente o contrário do seu objetivo. Sabe aquela sensação de mau humor, indisposição, preguiça e até a falta de energia, pois então, pode ser falta de testosterona!

Do ponto de vista sexual, a falta de testosterona pode ser um desastre, pois ela acaba com a libido da mulher. A lubrificação vaginal diminui, os orgasmos ficam mais difíceis e pode a mulher pode até sentir dor durante a relação. A falta de testosterona pode pode causar inclusive infertilidade.

Níveis de testosterona altos

Assim como os níveis baixos apresentam problemas, os níveis altos também. Sendo o hormônio responsável pelas características masculinas, se está alto em uma mulher, leva ao aparecimento de características masculinas como pele grossa, excesso de pêlos e voz grossa por exemplo.

Ganho excessivo de massa muscular e agressividade também podem ser considerados sintomas de alto nível de testosterona.

Como elevar os níveis naturalmente

Ter hábitos saudáveis ajuda muito para manter os níveis de testosterona perto do normal. Dormir bem, manter uma dieta saudável e adequada, fugir dos alimentos ricos em gorduras ruins e dos maus hábitos (como ingerir bebidas alcólicas e fumar), pode ajudar a estabilizar os níveis.

Praticar exercícios também ajuda muito, e se manter na linha ajuda mais ainda. Estudos mostram que pessoas com alto percentual de gordura tendem apresentar menos produção de testosterona.

Porque acontece

Todos estes sintomas podem surgir com a queda drástica da testosterona causada pela menopausa, mas também podem ser induzidas pelo excesso de uso de pílulas anticoncepcionais.

Outros quadros como diabetes, meningite, sífilis, entre outras doenças físicas também podem levar a uma baixa dos níveis de testosterona. Caso esteja acontecendo, investigue, consulte um médico para descobrir a causa.

O que fazer

Para identificar se existe pouca testosterona no organismo, é necessário submeter-se a um exame hormonal. Mulheres com deficiência de testosterona são tratadas com suplementos hormonais externos, que podem ser pílulas, cremes ou injeções.

Consulte um médico endocrinologista e investigue o seu caso, suplementar testosterona pode ajudar muito caso exista falta no seu organismo!

 

Espero ter ajudado!

Um beijo,

Testosterona: entenda porque ela também é importante para as mulheres
5 (100%) 4 votos

Leave A Response

* Denotes Required Field