Quem aí tem dificuldade de lidar com o stress? Pois fique sabendo que gerenciar o seu stress é uma mão na roda pra se manter em forma. Mais do que isso, o stress pode influenciar diretamente no sucesso da sua tentativa de mudar!
Entenda agora a relação que existe entre o cortisol e o emagrecimento. Vamos lá?
O que é o cortisol
Um hormônio da família dos esteroides, fabricado pela glândula suprarrenal, o cortisol está intimamente envolvido com a resposta ao stress.
Este hormônio desencadeia as reações e respostas do corpo frente a situações de emergência, ajudando a obter uma consequência física aos problemas.
Como consequência desta ação, a pressão arterial e o açúcar no sangue aumentam, oferecendo energia aos músculos.
O cortisol também exerce as funções de quebra de proteínas e gorduras, além de processar a glicose no fígado.
Quando os níveis de cortisol estão altos
Importante ressaltar que uma das maiores consequências de um nível alto de cortisol é a perda da massa muscular.
Aumento de peso, dificuldades no aprendizado, crescimento insatisfatório, aumento da frequência de urinar e de sede também são considerados sintomas de altos níveis de cortisol.
Baixos níveis de testosterona, diminuição da libido e menstruação irregular também podem ser infelizes consequências do cortisol.
Quando os níveis de cortisol estão baixos
O ideal no caso do cortisol é alcançar o equilíbrio, pois quando está alto oferece problemas, mas uma quantidade baixa também não é confortável.
Valores muito baixos podem levar a um cansaço extremo, sensação de fadiga, fraqueza e até depressão. Vale ficar ligado aqui pois aquela vontade louca de comer doces pode ser sintoma de cortisol baixo.
A relação do cortisol com o emagrecimento
O cortisol aparece para preparar o corpo para enfrentar as situações adversas do cotidiano. O normal é que ele apareça assim que a situação seja resolvida, e que ele desapareça. Ou seja, essa alteração é normal, e assim que as questões são resolvidas, tudo volta ao normal.
O problema é quando a situação de stress é crônica, uma questão que se prolonga, ou várias situações que não se resolvem e acabam mantendo os níveis de cortisol sempre altos.
O nível alto de cortisol leva o organismo a acumular gordura, principalmente na região do abdômen.
Este acúmulo de gordura quando fica localizado entre os órgãos, dá origem à tão famosa gordura visceral, que é muito prejudicial à saúde.
Então quer dizer que a minha dificuldade de perder a barriguinha pode ter a ver com stress?
Sim, pode! Fatores hormonais, falta de exercício, má alimentação, tudo isso junto, é uma receita infalível para ficar acima do peso.
Como detectar os níveis
Caso haja uma dúvida, existe um exame que detecta os níveis de cortisol. Com amostra de sangue, saliva ou urina pode-se identificar se os níveis estão dentro dos valores de referência.
São considerados valores de referência: no período da manhã entre 5 e 23mcg/dL e para o período da noite entre 3 e 16 mcg/dL.
Caso identifique alterações nos níveis de colesterol, o procedimento adequado é procurar um médico endocrinologista. Ele se dedicará a descobrir os motivos e indicar o tratamento mais adequado.
Alterações nos níveis de cortisol são sérias e podem indicar doenças ou infecções.
A solução
Mais uma vez aqui a solução é a proposta de equilíbrio!
Manter hábitos saudáveis, uma alimentação balanceada, prática de um plano de treino eficiente, e principalmente as atividades de lazer.
São medidas imprescindíveis para ter qualidade de vida. O controle da ansiedade e do stress, podem ajudar muito a manter os níveis de cortisol perto do normal. O cortisol controlado garante que ele não atrapalhe os seus objetivos, seja na dieta ou no treino.
Quer ver dar tudo certo? Controla o stress, fica calmo e bola pra frente!
Avante!
Abraços
1 Comment
Rosangela Schio
24 de junho de 2017Eu quero muito isso, e preciso só estou sem animo para começar.
Leave A Response