Convença seu cérebro a fazer dieta

Emagrecer é o desejo de nove entre dez pessoas que tomam a decisão de fazer uma dieta. Mas como convencer o seu cérebro a fazer dieta? Muita gente acha que essa é uma decisão fácil e uma tarefa normal, mas não é.

Quando falo em dieta, me refiro a tomar a decisão de comer os alimentos certos e melhorar assim a qualidade de vida. Por isso esteja consciente, pense em todas as mudanças que essa nova decisão trará, e entenda que este é o primeiro passo para educar a sua mente para fazer dieta.

Como a mente está programada

Existe uma relação bem forte com o emagrecer e a mente, e o que ninguém nota é que a nossa mente está programada a comer mais do que o necessário, seja por costume, por ansiedade, por inúmeros motivos. É preciso reprogramar a mente para comer para viver, e não viver para comer.

Poucas pessoas se dão conta disso mas existe uma grande tendência humana a associar eventos com comida. Quem nunca ouviu aquela clássica frase: parabéns pra você, eu só vim pra comer! Ela é uma prova de que eventos são sempre ligados a excessos alimentares.

Pensando desse jeito, a cada ida ao cinema, precisa comer pipoca, a cada reunião de família, precisa comer churrasco, a cada jantar fora de casa, precisa exagerar. Se brigou com o namorado, precisa se entupir de chocolate.

Não é mesmo?

Infelizmente a comida também está ligada às emoções. E se você tem uma vida social bem agitada acaba ficando bem difícil fugir dessas armadilhas que podem se tornar os encontros com amigos. Calma, também não precisa se isolar do mundo para conseguir comer direito, olha só:

Como criar uma nova programação

Eu aposto que muita gente que está lendo esse post nunca tinha se ligado nisso, sentimos que muita coisa atrapalha a dieta, mas saber que o fato de exagerar nos eventos é algo programado, é outra coisa.

Estou aqui para mostrar que nem tudo está perdido! Existem sim técnicas e estratégias que são muito eficazes para desfazer essas associações.

Existem dicas que, se praticadas como um hábito, um costume, são poderosas o suficiente para quebrar os elos que a comida tem, com atividades, emoções, horários, eventos. Uma vez que essas associações são desfeitas, os elos são quebrados, e a comida não será mais relacionada aos eventos, você terá o controle sobre a sua mente e sobre a sua alimentação.

Tome uma decisão consciente do que está por vir

Sente, pare e pense consigo mesmo, tome essa decisão conscientemente, mande essa mensagem para o seu cérebro, assim ele entenderá que, daqui pra frente, todos os esforços estarão concentrados neste objetivo.

Mas a decisão de embarcar numa mudança que vai levar ao emagrecimento não pára por aí, melhorar os hábitos alimentares e começar a exercitar-se pode ser bem complicado no começo.

Nessa hora, a sua mente deve ajudar e não atrapalhar. Vou mostrar algumas técnicas e estratégias simples que podem ajudar muito:

Comunique a decisão e peça colaboração

Assim que tomar a sua decisão, comunique a família e os amigos. Peça a ajuda e a colaboração deles na sua nova decisão, peça que respeitem e ajudem nas suas novas escolhas e novos modos de enxergar a comida, refeições, eventos.

Não precisa fugir de nenhum convite nem se tornar uma pessoa anti-social, mas a comunicação e o pedido devem diminuir os comentários e tentativas de terceiros, aumentando assim as chances de seguir o seu plano. Afinal, se ninguém oferece o bolo, ninguém corre o risco de sair da dieta!

Desafie e controle os estímulos

Já que agora seus amigos e familiares estão avisados, é hora de colocar em prática suas decisões. É preciso tomar aquela atitude de controlar os estímulos, frente aos eventos e situações que podem gerar os excessos.

Vai num aniversário? Peça aos amigos que não fiquem oferecendo comida e bebida a toda hora. Vai numa reunião de família? Tire o foco da comida, se dedique a conversar com as pessoas em vez de comer, mude o objetivo do evento dentro da sua cabeça.

E melhor ainda, não vá a nenhum evento ou festa morrendo de fome!

Faça um lanche saudável antes de sair de casa, assim a chance de você acabar cometendo exageros é menor.

Limpeza em casa

Livre-se de todos os alimentos que não fazem parte da sua dieta. Longe dos olhos, longe do estômago!

Quando der aquele ataque de precisar de algum alimento que não é permitido na dieta, é melhor nem ter em casa, assim a vontade passa. Caso ainda tenha um chocolate ali dando sopa, em alguma hora, ele será consumido, portanto, limpe tudo!

Dica: Existe uma opção mais saudável de chocolate, um tipo de chocolate fit que ajuda até a ganhar músculos, eu falo dele neste post anterior.

Porcione a sua comida

Já notou que nos restaurantes as porções servidas são muito maiores do que deveriam ser? E exatamente o mesmo acontece quando vamos fazer nossos pratos, temos a tendência a servir uma porção muito maior do que realmente deveríamos comer.

Fuja das porções grandes, se preciso diminua seu prato, e ao se servir, sempre, preste atenção no tamanho da porção servida, diminua esta porção gradualmente até chegar no ideal que alimente, que sacie, e pronto.

Escreva tudo

Anotar tudo o que come é o melhor jeito de se conscientizar se está comendo de acordo com o proposto ou se está cometendo deslizes.

O ato de escrever é muito poderoso, ele faz a mente se dar conta de uma maneira mais realista do que está escrito.  Um diário alimentar vai possibilitar saber exatamente onde você está errando e comendo em excesso.

Depois de se pesar e identificar uma perda ou aumento de peso, volte no seu diário, e identifique como foi a sua alimentação naquela semana, é possível saber o que funciona e o que não funciona, e se não houvesse esses dados escritos, jamais teria como ter as informações corretas.

Se conseguir seguir essas dicas, com certeza estará tomando o controle da sua mente de volta em relação à comida, e o seu cérebro irá funcionar como um aliado no seu processo de emagrecimento.

Importante salientar que nem todas as dicas funcionam pra todo mundo, experimente e escolha as dicas que mais combinam com a sua personalidade e com o seu estilo de vida, e aproveite!

 

Um grande beijo,

Raquel Quartiero

Convença seu cérebro a fazer dieta
4 (80%) 10 votos

1 Comment

  • Jacqueline Rocha

    Reply Reply 29 de maio de 2017

    Amei

Leave A Response

* Denotes Required Field