Sal faz mal à saúde?

Galera linda, eu gosto tanto desse canal que temos aqui, saber que ajudo a melhorar a vida de todo mundo que me segue é imensamente gratificante. Por isso, quero alertar todos sobre os grandes mitos de saúde que circulam por aí. E o primeiro dele é o mito do sal!

Tenho certeza que todo mundo já escutou e deve repetir essa ideia de que sal faz mal, sal é ruim pra saúde, sal aumenta a pressão, certo? Então vamos falar sobre isso!

Afinal, sal faz mal?

O sal, na verdade, é crucial para a saúde humana. Isso mesmo, a presença do sal no organismo humano é essencial para a vida.

Ele contém uma infinidade de nutrientes minerais essenciais para o bom funcionamento dos processos do corpo.

O sal é indispensável para o fluxo de nutrientes nas células, é ele que regula esse transporte. Ele é responsável por regular e manter a pressão arterial e auxilia na comunicação do cérebro com os músculos.

O sal é imprescindível para o bom funcionamento do cérebro, pois ele otimiza e garante a saúde da camada protetora do neurônio. Esta camada é importantíssima para conduzir os impulsos elétricos cerebrais, assim como outras funções cerebrais.

O sal é um importante componente de muitas substâncias necessárias para o corpo, como plasma, fluido amniótico, linfático, e alguns outros.

O sódio é necessário para a digestão dos carboidratos, e a deficiência dele pode levar a uma queda nesse processo.

A falta de sal faz mal

Nunca foi provado que a privação de sal pode reduzir o aparecimento de doenças. Pesquisas mostram o contrário; quando tem pouco sal no organismo, algumas doenças podem ser desenvolvidas, como as doenças cardíacas.

Um estudo observou cerca de 4 mil europeus durante 8 anos, divididos em 3 grupos. Um grupo consumia pouco sal, o segundo grupo consumia normalmente e o terceiro grupo consumia muito sal. O resultado foi que a mortalidade era mais alta no grupo que consumia pouco sal. Surpreendente, não é mesmo?

A diferença entre sal e cloreto de sódio

Aqui está a grande sacada da ideia: Toda essa importância que falei aí em cima, ela está ligada ao sal, o sal de verdade. Saiba que o que temos em nossas mesas diariamente não é exatamente sal, é sal refinado, é cloreto de Sódio.

Nesse sal normal, comercial, que culturalmente consumimos, existe cerca de 97% de Cloreto de Sódio, e o resto são substâncias químicas bem perigosas pra saúde.

Importante salientar também que o perigo do Cloreto de Sódio não está apenas no bendito sal, mas principalmente nos alimentos industrializados.

A quantidade de sódio presente nesses alimentos é altíssima.

Eu sugiro sempre, por saúde, que diminua drasticamente, e elimine gradativamente todo e qualquer alimento industrializado da sua dieta. São bombas de sódio e outros venenos.

O melhor tipo de sal

O melhor sal para o consumo é aquele que está exatamente do mesmo jeito como se encontra na natureza. O sal que não é refinado nem alterado com processos ou substâncias químicas.

Muito comentado, o melhor sal para a saúde na atualidade é o sal rosa do Himalaia. É considerado puro e intocado, com alta concentração de minerais, riquíssimos para a saúde.

O sal rosa do Himalaia é uma ótima alternativa para conferir mais sabor aos alimentos, substitui perfeitamente o sal comum. Pode ser encontrado nos supermercados e em lojas de produtos naturais.

Bora começar a cuidar melhor do tipo de sal que se ingere? A saúde agradece!

Grande abraço e avante nos treinos!!

Sal faz mal à saúde?
4.5 (90%) 4 votos

Leave A Response

* Denotes Required Field