Porque sentimos mais fome durante o inverno?

Tá frio aí? Aqui no Rio Grande do Sul está bastante frio.

Por isso quero aproveitar hoje e falar um pouquinho sobre porque sentimos mais fome durante o inverno.

Vou aproveitar também e explicar o que acontece no organismo na estação mais fria do ano.

Afinal, o frio chegou, e muita gente acredita que o frio engorda. Muitos até aproveitam pra enfiar o pé na jaca e depois culpar a temperatura, não é mesmo?

Beber menos água, matar a academia, a verdade é que tudo vira culpa do frio.

O que todo mundo acaba fazendo é tentar esquentar o corpo com alimentos com elevado teor de gordura e/ou açúcar, e juntando com a preguiça, dá aquela engordada básica. Mas isso é culpa de quem, culpa sua ou do frio?

Quer entender mais? Olha só!

A fome no inverno

Porque será que sentimos mais fome no inverno? É porque no inverno passamos por um aumento no consumo de energia do corpo.

Isso acontece pois a temperatura ambiente é menor do que a temperatura do corpo e ele precisa trabalhar mais pra se aquecer. O segundo motivo é porque temos muito mais tempo ocioso, preguiçoso e ficamos mais tempo dentro de casa.

Existe também aquele impulso pra comer tudo o que existe de mais calórico, isso também tem a ver com a necessidade de reposição de energia, mas vai um pouco mais além.

Existe sim uma necessidade emocional, um desejo por alimentos quentes e que dão aquele conforto justamente por serem fontes rápidas de energia.

Você precisa fugir disso! Lembre-se: Longe da despensa longe do estômago.

As tentações do inverno são muitas, mas nem por isso precisa ser uma regra substituir frutas, legumes, salada por uma barra de chocolate. Segura a onda e usa esse gasto calórico que existe no inverno a seu favor e não contra você.

Os exercícios no inverno

E a preguiça de se exercitar no frio? Ela está sempre presente. Mas o inverno é a hora perfeita pra começar a ativar o seu plano verão. No inverno o metabolismo do corpo já está naturalmente acelerado por essa necessidade de produzir calor, o que é uma mão na roda.

Os exercícios praticados no inverno vão servir pra dar um gás no mecanismo natural que estimula a queima de gordura.

Um processo ajuda o outro e quem ganha é você!

Pele e cabelo ressecados

Aqui realmente não tem jeito, infelizmente os efeitos do inverno deixam a pele e cabelos mais ressecados.

Existe uma queda na umidade do ar que compromete a hidratação da pele. Por isso é ideal atenuar esses efeitos com hidratantes e não abusar do banho quente. Não dispense o protetor solar, o sol e seu efeito ainda está agindo na sua pele, mesmo que você não sinta.

Quanto aos cabelos, eles ressecam pois os cuidados diminuem, e o banho com água muito quente pode ser prejudicial aos fios e até causar danos ao couro cabeludo.

Os resfriados e doenças

Com tanta gente aglomerada em lugares fechados, as trocas de temperatura e uma menor exposição ao sol, o contágio e transmissão de doenças respiratórias se torna muito mais comum. Uma medida simples mas que pode ajudar bastante é manter uma pequena janela aberta no trabalho, por exemplo, para evitar que todos respirem o mesmo ar.

A imunidade cai, e as temperaturas baixas trazem sim maior incidência de gripes e resfriados.

Além disso, o frio traz consigo uma constrição dos vasos sanguíneos, que acaba aumentando o desconforto de quem sofre de dores musculares crônicas e artrite. Minha dica aqui é não descuidar da água e apostar numa alimentação rica em potássio e magnésio.

A verdade é que o frio faz todo mundo se encolher, se contrair, provocando muita tensão muscular. Cuidado ao começar a treinar, alongue e aqueça sempre, pra evitar lesões.

Elimine toda a tensão antes de começar a treinar, deixa o frio lá fora e se proteja.

O risco de desidratação

Todo mundo pensa que é normal diminuir a quantidade de água ingerida no inverno, até porque não sentimos tanta sede quanto no verão, certo? Mas é preciso sim ingerir tanta água no inverno quanto no verão. Lembre-se que a sede é o primeiro sinal de desidratação.

Continue bebendo entre 1.5 a 2 litros de água, pois a necessidade do corpo é a mesma.

A saúde da mulher, a libido e o frio

A baixa imunidade pode afetar a saúde das mulheres, deixando mais propensas aos corrimentos, às cólicas, e algumas mulheres inclusive podem até ter dificuldade para ovular.

Será que o desejo sexual diminui no frio? Não exatamente, mas todo mundo se sente um pouco menos disposto com as temperaturas baixas demais.

As extremidades do corpo ficam geladas e o contato físico tende a diminuir, o que pode diminuir a frequência sexual. A dica aqui é usar estratégias para esquentar a relação! Crie uma atmosfera romântica, prepare uma massagem ou quem sabe um cinema? O que vale é estar juntos! 

A única coisa que não vale é deixar de amar, deixar de se exercitar, deixar de viver porque tá frio, combinado?

Então curta a estação mais fria do ano e aqueça seu corpo com sopas e chás quentes.

 

Aproveite o inverno para entrar em forma! Tenho certeza de que até o verão você vai estar se sentindo bem melhor consigo mesma.

Acesse o meu canal do YouTube e veja os exercícios que eu preparei para você entrar em forma sem sair de casa.

Vamos lá?

 

Um beijo,

 

Porque sentimos mais fome durante o inverno?
5 (100%) 5 votos

Leave A Response

* Denotes Required Field